25/05/14

THE CROSSFIT EXPERIENCE... QUE PINTA DE TITULO!!!

Ai o Crossfit, o Crossfit!!! Como já sabem eu só treino em casa (na bela marquise), ou na rua, preferencialmente só com peso do corpo. Tento “passar a palavra” mas há muita gente que me diz “em casa falta-me a motivação”, ou “prefiro treinar com companhia" e quando me pedem alternativas a minha resposta comum é... Crossfit!!! Porquê? Porque tecnicamente me soa bem, o feedback de quem pratica é excelente e das vezes que experimentei (vejam aqui os treinos que fiz no Higia) pareceu-me porreiro!!! Ora bem, chegou a hora de ter a certeza, saibam mais...

Numa conversa recente com um amigo fui apanhado em falso. Enquanto discutíamos qual o melhor tipo de treino em ginásio, sendo defensor da tradicional hipertrofia com músculos isolados (é de ti que estou a falar sim ;) ele começou a enunciar “os perigos” do Crossfit e eu prontamente a defender a modalidade, até que ele me perguntou “mas tu praticas isso???”... “eeeeehhhhhh”. Pois é, não, não pratico, só experimentei duas ou três vezes.
Pensei no assunto e decidi que estava na hora de matar a curiosidade e experimentar mais a sério. Afinal, num post recente (podem consultar aqui), coloquei-o à frente de uma série de modalidades que já experienciei activamente!!! 
Não demorei muito a dar um toque ao Pedro Borges do Higia, tivemos uma conversa rápida, trocámos algumas impressões e propusemo-nos a um desafio, ver que resultados obtenho em 2 meses de Cross Training. 

“Cross Training... mas não era Crossfit”, ora bem, quantos de vocês têm paredes de pladur em casa (olha eu a dar uma de arquitecto)? Quase ninguém, mesmo os que acham que têm! Porquê? “Pladur” é uma marca, o verdadeiro nome do material é gesso cartonado, mas por conveniência e por terem sido dos primeiros, continuamos a dizer pladur (os senhores da “Pladur” agradecem)!!! 
Todo este salsifré para vos explicar que Crossfit é uma marca, requer uma patente e que o espaço (ou “Box”) seja afiliado, razão pela qual têm aparecido modalidades alternativas com a mesma filosofia (Boot Camp, Primout, etc.).
O Higia adoptou a definição Cross Training, sendo que o que importa é a metodologia, um treino funcional, completo, com movimentos variados e baseados no nosso dia-a-dia (correr, saltar, levantar objectos pesados, reagir rapidamente, etc.), executados em sequência e com intensidade elevada com o objectivo de nos preparar para enfrentar qualquer desafio... ficarmos super-humanos ;)

Assim sendo vou reportar aqui no blog a evolução da experiência e não se preocupem, vai ser acompanhada de diversas fotos e vídeos das variadas sessões de tortura medieval a que o Pedro me vai submeter.

Começo com a bonita foto, sem filtros de cor ou photoshop, que vos apresento no topo do post (nada como uma selfie na casa de banho para dar credibilidade a um desafio) e vamos ver se daqui a dois meses vemos diferenças... queria ver se nessa altura já tinha argumentos para ganhar a discussão :P

Sem comentários:

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.