30/05/14

SUPLEMENTAR OU NÃO SUPLEMENTAR... EIS A QUESTÃO!!! - PARTE 01


Recentemente o Sem Aditivos fez uma "diz que é uma espécie de parceria" com a Serdanatureza, loja online de produto naturais. Aproveitando a chegada da encomenda pareceu-me uma boa altura para abordar o assunto e falar sobre a minha experiência com suplementação. Hoje vou só falar dos que acho essenciais e só dentro dos naturais... para a semana continuamos a conversa ;)
Como já vos falei no capitulo Nutrição (se ainda não leram sigam o link... é curtinho, eu não sou chato :), Sem Aditivos seria preferencialmente isso... Sem Aditivos... no entanto nem sempre é possível!!!

Na minha opinião sincera o ideal seria não tomar suplementos nenhuns e tentar que a alimentação tratasse disso sozinha, mas seja porque não ingerimos quantidades suficientes dos alimentos certos (porque os desconhecemos, não os encontramos, são caros, ou simplesmente não gostamos dele, a Filipa por exemplo odeia iscas, no entanto estão carregadinhas de nutrientes), ou porque nem sempre a qualidade dos produtos que ingerimos é a melhor. Eu adorava que a nossa dispensa estivesse carregada de produtos biológicos, mas isso não acontece, no nosso caso assumidamente por razoes económicas. É nestas situações que a suplementação pode dar uma "perninha". Vamos falar nos que acho mais importantes.

Ómega 3
A meu ver o Ómega 3 é absolutamente essencial. Para variar vou trocar isto por miúdos (e também não são os que falei acima). Este ácido gordo é essencial para a nossa saude. É anti-inflamatório e está ligado à prevenção de diabetes, cancro, degeneração cerebral, artrite reumatóide e até problemas intestinais e respiratórios. Num mundo perfeito conseguíamos ir buscá-lo a determinados peixes (salmão, cavala, sardinha, atum são alguns exemplos) e até mesmo à carne vermelha, mas como hoje em dia é difícil consumir carne de pasto e peixe sem ser de viveiro (sim, estou a falar de Euros outra vez) acaba por não ser suficiente. Daí a suplementação. Da minha parte tomo uma cápsula por dia do Ultra da Now Foods, foi-me aconselhado pelo Alexandre Azevedo, o nutricionista (ver Nutriscience) e nunca mais mudei. Foi na procura de uma loja online que o vendesse em Portugal a preços acessíveis que cheguei à Serdanatureza.

Probióticos
Ora bem, os percursores da dieta Paleo acreditam que grande parte dos nossos problemas de saúde são provenientes da nossa alimentação e consequentemente da maneira como os alimentos são processados e absorvidos pelo nosso estômago e intestinos. Os probióticos são microorganismos vivos (yep... bacterias, hehehehehe) que ajudam ao balanço intestinal de um modo natural. Já se perguntaram que raio é o Bifidus não sei que mais, ou raio que o parta? Um probiótico... uma bacteria boazinha ;)
Se reparem na foto na nossa encomenda vinha um probiótico também. Porquê? Porque as minhas alergias respiratórias estão a 1000 outra vez e depois de mais um telefonema ao Alexandre ele disse-me "intestinos feitos num 8 por causa do Vietname, probióticos para cima para regular isso" e cá vou eu ver no que dá!!!

Multivitamínico
Foi-me igualmente aconselhado por várias pessoas mas devo confessar que nunca cheguei a comprar :P
Isto porque me foi aconselhado na perspectiva de eu querer fazer uma dieta cetogénica. Resumidamente, uma dieta de perda de peso rápida em que se reduz drasticamente o consumo de hidratos de carbono, nomeadamente através da quase eliminação da fruta, mas como eu acabei por nunca fazer e como fruta como uma suricata venezuelana, acabei por nunca comprar.
No entanto, novamente devido ao facto de não comer 100% biológico (na verdade devo andar nos 10 ou 20% infelizmente), sinto-me tentado a tomar e não vejo qualquer desvantagem em que o façam.

Por hoje ficamos por aqui, para a semana há mais, vamos falar dos suplementos menos naturais... ui :P





4 comentários:

Teresa (Miss Healthy) disse...

Eu também gostava de comer tudo biológico, mas não consigo. No entanto, no peixe, não é assim tão difícil: há salmão selvagem congelado, quase ao mesmo preço do fresco, há peixe espada capturado em oceano, perca no Nilo, atum, camarãoselvagem.- Claro que também consumo algum peixe de viveiro, como as douradas, mas tento contornar a situação assim. Com a carne já me é mais difícil.

Sem Aditivos disse...

É verdade, mas devo confessar que cá em casa a carne impera :P
Não só porque preferimos ao peixe, mas também porque é mais barato!!! Infelizmente, pelo menos para nós, a componente económica tem ainda bastante importância :-/

Fátima Carvalho disse...

Olá Sem Aditivos:) Comecei a seguir o seu blog e tenho a dizer que estou a adorar pois acho que é bastante completo quer a nível de treinos quer a nível de alimentação. Já sou seguidora deste estilo de vida há cerca de um ano e não me arrependo, ajudou-me a perder 8 quilos em 2 meses (já tive alguns deslizes que são recuperados com facilidade). Fala aqui em Probióticos… eis que me surgiu uma duvida… Kefir é um probiótico natural. Podemos introduzi-lo na dieta? Gostava tanto que me pudesse ajudar:)
Muito sucesso para o Blog, Bjs
Obrigada:)
PS: Ja tenho um gosto no facebook:P

Sem Aditivos disse...

Olá Fátima! Muito obrigado ;)
Olha, devo confessar que nunca experimentei kefir! Nunca senti necessidade de experimentar, mas sei que se enquadra no espectro Primal/ Paleo despreocupado e que é efectivamente um probiotico natural. Como acabei por aprender, os probioticos têm funções específicas na flora intestinal e cada um tem efeitos diferentes, não faço ideia qual será a "função" do kefir :P

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.