22/05/14

OS OVOS FAZEM MAL E O COLESTEROL É O PAPÃO... OU ENTÃO NÃO!!!


Hoje apetece-me andar à pancada por isso vou falar de ovos e colesterol!!! Nada do que vos vou dizer aqui é novidade, mas infelizmente ainda não está suficientemente difundido no nosso país. Se ficarem a achar que sou doido... não estão longe da verdade, mas não é relativamente a este assunto...

Ora bem, vamos começar pela conclusão. Comam ovos. Dois ou três por dia sem medos. Agora, antes que me atem à fogueira vamos às condições:
1. Vão ter de comer dentro da filosofia Paleo/ Slow Carb (consultem o capitulo da Nutrição para saberem mais), ou seja... Sem Aditivos ;)
2. Os ovos devem ser de campo para que a sua concentração de Ómega 3 seja superior. Quando abrem uma caixa deles no super estão a ver aqueles números e letras carimbados no ovo? O primeiro numero deve ser 0 ou 1, no máximo 2. O 3 é o piorzinho. Dêem uma olhada à imagem em baixo (obrigado pela dica Armando Alvoeiro).




Ora bem, o importante quando nos alimentamos são os nutrientes que a comida nos trás. O problema de comer douradinhos com batatas fritas e ketchup ao almoço não é ter muitas calorias, nós precisamos de calorias, calorias são energia. O problema é que são calorias "vazias" de nutrientes, basicamente tão saudável como fumar um cigarro e beber um red bull (yep, não estou a exagerar infelizmente).
Um ovo (dos bons, de galinhas em liberdade condicional) é uma avalanche de nutrientes e não são só as claras, a gema faz ainda melhor!!! É dos melhores e mais completos alimentos que vocês podem comer e andamos a fugir deles por causa do bicho papão... o coleeeeeeesterooool!!!! Para ficarem mais informados relativamente ao bem que o ovinho vos faz leiam este artigo do JunkFood Unmask.

Vamos lá então ao bicho papão. Há cada vez mais médicos cépticos em relação aos malefícios deste senhor (infelizmente muito poucos em Portugal), suficientes para criar uma "Rede de cépticos em relação ao colesterol". Mas afinal o que é o colesterol?
Trocando por miúdos, é basicamente um álcool responsável por transportar gordura na corrente sanguínea e por incrível que pareça é essencial à vida (daí o leite materno estar carregadinho dele).
Depois temos o BOM (HDL), o MAU (LDL) e o VILÃO (Trigliceridos). Mais uma vez as coisas não são bem assim. A realidade é que se a vossa alimentação for boa, se tiverem uma actividade física relativamente regular e a única falha nas vossas análises for colesterol alto podem respirar de alivio. Já se forem obesos e tiverem colesterol alto é bom que se preocupem... mas só porque são obesos!!!
O melhor indicador para saberem se os vossos níveis de colesterol são preocupantes ou não é o racio de trigliceridos para HDL. Um racio de 2 ou abaixo é óptimo, um racio de 4 ou acima já está em risco de doença cardiovascular. Exemplo, o meu caso:

Eu tenho o meu colesterol total a 267 (ai meu Deus, vou esticar o pernil amanhã... ou então não). O LDL está a 160, o HDL a 94 e os Trigliceridos a 63. Ora 63 a dividir por 94 dá 0.67!!! Se abaixo de 2 é optimo... vou viver para sempre :D
Então porquê todo este arraial à volta do colesterol? Porque como podem ver aqui, em 2007 os medicamentos para baixar o colesterol eram a droga mais vendida NO MUNDO e curiosamente, depois de se ter começado a "levantar o lençol", em 2013 já desceu para 9º lugar (vejam aqui). Nunca se esqueçam do factor negócio.

Mas pronto, já vos chateei o suficiente. Se quiserem aprofundar mais a questão, aconselho mais uma vez outro artigo do JunkFood Unmask e este, proveniente do site desse guru internacional da saúde... o Dr. Oz!!! 
Entretanto já estou a sonhar com os ovinhos do pequeno-almoço de amanhã :P

17 comentários:

Anónimo disse...

É por estas e por outras que sou fã assumida da "Sem Aditivos" e que divulgo sempre k me lembro !!!!!!!
CONCORDO COM O "TESTAMENTO" -k li de fio a pavio-NA SUA PLENITUDE !!!
No final, o êxtase total: "Guru da saúde - Dr OZ"- OBRIGADA.
Eu como ovos biológicos, DIARIAMENTE, e com o que me preocupo sempre é com o LDL e o HDL, quero o 1º baixo e o 2º alto !! Sou saudável e dou uma despesa "do caraças" á minha sogra- de onde vêm os ovos biológicos. LOL A vocês só peço: CONTINUEM K NÓS MUITO VOS AGRADECEMOS !!!!!!! Pipoca LINDA - Saudável e Fit

Anónimo disse...

Quando disse k os ovos vêm da sogra - vejam lá bem o k ficam a pensar da senhora, s.f.f., pois o k a nora dela keria dizer é k os ovos biológicos vêm das galinhas, da sogra e não da própria !!!! Hi hi hi hi hi Pipoca-LINDA - Saudável e Fit

leonor brilha disse...

Amigo, obrigado pelo artigo : ) Andava preocupada por ter recentemente descoberto 257 de colesterol, e não queria ceder aos químicos (que o médico receitou logo...), nem deixar os meus queridos ovos! Tenho andado a beber chá de cavalinha, como sementes de chia e linhaça diariamente, substituí o leite e natas de vaquinha por soja. Beijinhos

Sem Aditivos disse...

Hahahahaha!!! Nunca duvidei da integridade da tua sogra Pipoca... mas se queres lenha para a fogueira, cá em casa comem-se os ovos do meu pai :P

Sem Aditivos disse...

É isso tudo Leonor, não vale a pena tomar aquilo. Vou só dar-te mais um conselho, esquece a soja! Tanto a soja como o milho são hoje em dia modificados geneticamente. Se queres uma opção melhor para leite experimenta este, vais ver que sabe melhor:
http://www.semaditivos.com/2013/11/leite-de-amendoa.html

De qualquer maneira, se quiseres umas dicas é só combinar um café ;)

Unknown disse...

Parabéns Jorge Martins pela dedicação, pelos resultados e pela partilha. As análises revelam que esta dieta e estilo de vida, com exercício físico, claro, é o mais indicado ao alcance e manutenção de uma vida saudável, partindo do pressuposto que os critérios defendidos pela medicina instalada estão errados. Permito-me acrescentar o seguinte: Também é interessante verificar que o rácio Colesterol total/HDL seja <3 (é 2,84 no Jorge) e o rácio HDL/Colesterol total seja >o,33 (é 0,35 no Jorge). Já o rácio Trigliceridos/HDL deve ser <2, (no Jorge, com 0,67, é óptimo). Mas chamo a atenção para outros importantes factores de análise que o Robb Wolf destaca. O LDL, chamado de mau colesterol, é constituído, grosso modo, por 2 tipos de partículas, as Apolipoproteínas A1, de maior dimensão e baixa densidade e as B, mais reduzidas e densas e que são as mais perigosas no risco cardiovascular, as A1 devem ser superiores a 160 mg/dl, as B inferiores a 80 mg/dl, doutra forma interessa que o rácio A1/B seja >2. Também a Proteína C-reactiva (PCR) deve ser < 0,1 mg/dl, e a Hemoglobina A1c deve ser cerca de 4%. Reveste também de interesse verificar o indíce de Glicémia em jejum e o valor após a toma de 75g de glicose oral. Interessante verificar ainda o teor de vitamina D no sangue, e o Bio-ritmo do Cortisol, análise cara feita na saliva. Estando tudo bem os 100 anos são a primeira etapa da prova de obstáculos.

Unknown disse...

Lembrei-me de um aspecto importante na escolha de ovos. Os ovos biológicos só valem por serem de galinhas que são criadas com alimentação biológica ao ar livre, muitos ovos vendidos nas grandes superfícies tem a indicação de ser biológicos mas são de galinhas criadas em gaiolas, observem o que se diz na embalagem e o carimbo do ovo. nesse caso é preferível um ovo de galinha criada ao ar livre mesmo que não tenha a denominação de biológico. O mesmo para a carne, antes uma vaca que se alimenta no pasto, que não é biológico, acontece com boa parte do gado alentejano (vejam que a carne mértolenga é mais cara) do que uma vaca fechada em estábulo alimentada com ração biológica. O biológico, por princípio é bom, mas está a transformar-se em markting de vendas e há que ter critério.

Sem Aditivos disse...

Obrigado pelos comentários Armando (e obrigado pelos elogios, hehehehehe).
Subscrevo tudo o que disseste, também li o Robb Wolf e concordo. Só não entrou no artigo porque queria que fosse mais sintético. No entanto as adendas são bem vindas e um bom complemento para quem quer saber mais!

Inês disse...

Só o descobri agora mas mais vale tarde que nunca! Um post fantástico que ajuda e nos esclarece imenso. É desta que volto a pôr a minha mãe (que tem tendência para ter o colestrol alto) a comer a gema do ovo ehehe.
Lembrei-me que um assunto que também é muito debatido são os danacol, becels e afins que contribuem para a redução do colestrol (será?)... Penso que um post nessa matéria também iria esclarecer muitas duvidas.. fica a sugestão!
Resto de um excelente trabalho

Sem Aditivos disse...

Obrigado Inês ;)
Isto ainda é um assunto extremamente controverso, os médicos em Portugal continuam a acreditar muito na "ameaça" do colesterol e a fazer aquilo que eles acham que é jogar pelo seguro.
Nunca fiz um artigo sobre esses produtos efectivamente, mas a minha opinião sobre todos esses "géneros alimentares" espelha-se bastante bem neste post:
http://www.semaditivos.com/2014/06/low-fat-light-magro-lixo.html

Sara disse...

E eu que andava a panicar com os 240 de colesterol total, mesmo tendo a médica dito para não me preocupar com isso xD
Gostei muito do post, obrigada sem aditivos! Sigo o vosso blog há relativamente pouco tempo e estou a adorar! Ainda que não adopte um estilo de vida muito paleo, estou a tentar mudar os meus hábitos alimentares aos poucos e vocês têm-me dado umas ideias porreiras ;) obrigada!

antonio disse...

Não me costumo preocupar muito com o colesterol, mas um colesterol total de 350, assustou-me! Embora tenha os triglicéridos a 38. Não tenho os outros valores. Deverei preocupar-me?

Sem Aditivos disse...

Teria mesmo de saber o teu HDL ou LDL para te fazer o racio António, mas trigliceridos tão baixos parece-me muito bem!!!

antonio disse...

Obrigado pelo feedback! Vou tentar saber os outros valores!

Rita disse...

Boa tarde

Ainda à poucos dias comecei a ler sobre o assunto e estou a tentar perceber sobre o paleo.
A minha dúvida é o porquê de os ovos não serem considerados maus na condição de uma dieta paleo. O que acontece se não forem consumidos nesses termos?
Pelo que acabei de ler, percebi que para serem vistos como "bons", existe a condição da dieta paleo. Why? :)

Obrigada

Sem Aditivos disse...

Boa tarde Rita,

Porque combinar muita gordura com muitos hidratos (em especial o trigo) nunca é boa ideia.
Trocado por miúdos, a gordura é metabolizada no fígado, os cereais no geral sobrecarregam-no também, muitos das duas coisas vai dar disparate.
A gema do ovo é essencialmente gordurinha "prime", se tiveres uma alimentação muito baseada em hidratos (sem exercício de alta intensidade suficiente para os queimar) e misturares muitos ovos, vais rapidamente rebentar o fígado. Se fores Paleo/ Low Carb e especialmente não abusares de álcool é do melhor que podes comer ;)

Unknown disse...

Por causa deste artigo fui conferir o código dos ovos...Só encontrei no LIDL ovos com a categoria 1. Hoje chegaram os meus ovos biológicos, nunca mais compro os do supermercado...apesar de os ovos biológicos ou os de ar livre serem ligeiramente mais caros, vale a diferença...pois agora pensando...os ovos tipo 3 são baratos demais ;)
Obrigado pela dica!!!

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.