Até ao momento este foi o pão falso mais pão que conseguimos fazer. Faz lembrar um pão integral escuro que costumávamos comer. O único senão... fica um bocado caro pela quantidade de frutos secos.
Ingredientes:
- 140g de farinha de amêndoa (ou amêndoa moída)
- 75g de farinha de araruta
- 20g de farinha de sementes de linhaça (ou sementes moídas)
- pitada de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 4 ovos
- 1 colher de sobremesa de mel
- 1 colher de chá de vinagre de maçã
- 20g de nozes picadas em pedaços grandes
- 20g de avelãs picadas em pedaços grandes
- 35g de pistachios picadas em pedaços grandes
- 20g de sementes de abóbora picadas em pedaços grandes
- 20g de sementes de girassol
- 20g de sementes de sésamo
Preparação:
Pré-aquecer o forno a 170 graus.
Numa tigela juntar a farinha de amêndoa, de araruta, de linhaça, sal e o bicarbonato.
Num processador bater os ovos e juntar o mel e o vinagre no final. Ir adicionando a mistura de farinhas feita ao inicio. Quando estiver bem misturado, passar para uma tigela e introduzir os restantes frutos secos e sementes envolvendo à mão.
Colocar numa forma de pão e levar ao forno durante 30 a 35 minutos?
Normal ou torrado na tostadeira (as fatias parecem-me demasiado pequenas para uma torradeira), ou até mesmo em forma de tosta resultou lindamente!!!
Não, continua a não ser igual a um pão Alentejano ou um pão de Mafra, mas é para isso que servem os "dias livres" :D
8 comentários:
Eu adoro pão e estou sempre à procura de novas ideias, bjs
Pois, eu também gostava muito de pão, mas agora como só ao fim-de-semana (quando me apetece mesmo) porque eliminei todos os cereais (com ênfase no trigo) da minha dieta!!!
Este já como durante a semana que é feito sem cereais :)
Olá, sou de Cabo Verde e descobri o a página no face, achei muito interessante e desde então tenho seguido o blog. Comecei a seguir a dieta paleo desde dezembro e ultimamente estou a ficar cansada de comer só salada (não encontro a maior parte dos ingredientes por aqui para seguir as receitas). Neste momento a minha dúvida é o que será a farinha de araruta? (nunca ouvi falar e por isso não sei como substituir)
Olá Deina, pergunta difícil!!! Não te sei descrever o que é farinha de araruta, consegui descobrir que era a tradução de arrowroot flower do inglês. Para o caso especifico deste pão podes substituir por farinha de tapioca (se for mais fácil arranjar aí). De resto não é difícil, como acompanhamento come vegetais!!! Podem ser cozidos, no forno com sal, pimenta e umas ervas ou passados à frigideira em azeite ou óleo de coco com alho, cebola, jindungo, não te fiques só pela salada. O importante é a proteína, que aí pode ser marisco e peixe fresco (que sorte) ;)
Vou experimentar fazer com farinha de mandioca (que é o que encontro cá e acho que é a mesma coisa que a tapioca. Depois digo se ficou bem
Ok Deina, depois diz-me como correram as alterações!!!
Qualquer dúvida não hesites em perguntar, no que puder eu tento ajudar ;)
Olá!
Onde compram a farinha de araruta?
É certo que so tenho procurado online, nos sites dos hipers, mas não tenho encontrado nada! E queria experimentar a receita...
Obrigada!! :)
Olá Patrícia, compramos no supermercado Celeiro, algumas coisas só mesmo lá ;)
Enviar um comentário