19/03/14

E SE EU NÃO QUISER TREINAR EM CASA, O QUE É QUE ACONSELHAS? - PARTE 2


Ora cá estamos então para a segunda parte do post (aqui está a PARTE 1) e garanto-vos que é meu objectivo dar-vos respostas concretas. Voltamos à vaca fria (adoro este termo), qual é o meu conselho para quem não quer, não gosta ou não consegue treinar em casa? Vamos lá ver...

Primeiro vou dizer-vos o que não aconselho para o cidadão comum com objectivos moderados (praticantes assíduos e entusiastas das modalidades que se seguem... não me levem a mal, é a minha opinião).

- O treino de musculação em máquinas convencionais. A meu ver está ultrapassado por ser demasiado especifico. Trabalhamos músculos isolados, o que me parece francamente pobre. Ganhamos massa mas fica a faltar mobilidade, que especialmente com o avançar da idade me parece essencial. 
O que não quer dizer que não seja uma opção para grandes ganhos de massa muscular, os treinos de Hipertrofia continuam a ser utilizados por muita gente e o resultado está à vista em 90% das capas de revista masculinas. Acontece que eu (tanto aqui como na Arquitectura) tenho tendência a dar mais valor à função que à estética.

- Correr em resistência. Acho correr durante mais de 20 minutos, seja em passadeira ou na rua, demasiado violento para as articulações e pouco completo (e eu já fui um corredor assíduo, 3 a 4 vezes por semana, cerca de 40 a 60 minutos de cada vez). Basicamente ficamos magros e pouco mais, só treinamos pernas!!! E o resto? 
Não significa que não seja eficaz para perder peso. Acho os treinos intervalados de alta intensidade e os circuitos metabólicos mais eficientes, uma vez que compensam a parte de ganho muscular (correr em resistência consome músculo, lembram-se do exemplo que dei do aspecto físico do maratonista).
Mas correr pode efectivamente fazer perder imenso peso e como actividade recreativa é agradável. O meu conselho a quem gosta de correr (ou que gosta de ciclismo amador, ou qualquer desporto de resistência do género) é que o faça de um modo recreativo e ligeiro, uma vez por semana e que no resto dos dias treine como deve ser (vamos lá já a seguir).

- Desportos de competição "com a malta". Já vos tinha dito no post anterior e volto a bater no ceguinho (hoje é só expressões de sonho), jogar futebol, basquetebol, futebol americano, rugbi e afins, uma ou duas vezes por semana com os amigos do trabalho é um suicídio. Se repararem todos estes desportos têm preparadores físicos e quando são amadores aconselham os atletas a ter uma actividade paralela que os complete. Se se quiserem armar em galifões o mais provável será arranjarem uma bela lesão (já vi de tudo entre os meus amigos, sempre que me aparece um coxo ou de muletas... futebolada com a malta). Não estou a dizer para não jogarem, estou é a aconselhar que essa não seja a vossa actividade física principal. 

Eu diria que o treino base de qualquer individuo, seja homem, mulher, novo, ou velho, deve ser completo e funcional, deve trabalhar o TODO o corpo e focar o aumento de força e a capacidade de resposta (ou explosão). Porquê? Porque com toda a certeza serão situações mais frequentes na vossa vida (levantar uma caixa pesada, correr atrás do autocarro, fugir à policia), ao contrário da necessidade de correr a velocidade moderada durante meia hora, que à partida, durante o nosso período de vida, será preciso... nunca!!! "Deixa-me cá fugir a este leão a velocidade moderada".
Trocando isto por miúdos (outra expressão excelente, estou em grande), eu apostaria nas seguintes modalidades:

- Personal Training. Aconselharia um treinador pessoal que acredite em treinos funcionais. Foi o que fiz em tempos com o Ricardo Andrade e foi dinheiro bem gasto. A melhor maneira de garantir que aprendemos uma boa postura e que fazemos os exercícios correctamente é com alguém a seguir-nos atentamente. Tenham o cuidado de tentar perceber se o treinador é bom, senão pode ser pior a emenda que o soneto (outra... que maravilha).

- Crossfit. Já deu para perceber o meu fascínio por esta modalidade, já tinha pesquisado muito sobre ela (principalmente em sites Norte-Americanos), mas só recentemente experimentei e fiquei definitivamente fã. Basta ver as vezes que já fui chatear a malta do HIGIA para treinar Higiacross com eles (vamos ter um video para breve). Embora à partida considere que poderá não ser para toda gente, diria que com um bom treinador esse problema não se levanta. É altamente funcional, completo, com movimentos explosivos e dinâmicos. Estou convicto de que, a par do treino com peso do corpo (em níveis avançados, leiam este POST para saberem mais), é dos treinos que mais facilmente nos pode elevar à qualidade de  “super-humanos”... mas preparem-se, é extremamente exigente se o quisermos fazer correctamente, são treinos longos e é preciso uma boooooa dose de dedicação ;)

- Treinos no TRX. Nunca viram a malta pendurada em "fitinhas" a fazer umas cenas esquisitas? Experimentem, é uma maneira de levar o treino com peso do corpo a outro nível e promove bastante a flexibilidade e mobilidade. Podem comprar um e adicionar ao vosso ginásio caseiro, mas aconselho vivamente a ter umas aulas antes de se começarem a balouçar naquilo sem destino, vai ajudar-vos a tirar mais partido do equipamento.

- Yoga. Esta não esperavam vocês. Há vários tipos de Yoga e eu sinceramente não lhes conheço os nomes. Mas a vertente mais física e menos meditativa (é relativamente à parte espiritual que sou mais reticente) é incrivelmente eficaz. Já fiz umas aulas em tempos e foi um experiência de enorme humilhação!!!
Embora o ritmo seja extremamente lento, a maior parte dos exercícios exige manter posições estáticas de esforço que puxam imenso pela musculatura do nosso corpo. Pode ser uma excelente alternativa para que não queira cuspir os pulmões para o chão a seguir ao treino.

- Aulas de grupo. Estou a falar mais especificamente das que misturem musculação com intensidade cardiovascular tipo Body Pump ou variações do mesmo. A palavra chave aqui é diversão. São aulas que tornam divertido e motivante o treino. Para quem nunca teve personal training pode ser um excelente começo para se lançarem num dos treinos acima com alguns conhecimentos base que vos ajudem a fugir às lesões.

- Natação. Mas com aulas, não é nadar 10 minutos à cão e boiar outros 10 de barriga para cima uma vez por semana. Se bem acompanhado continua a ser um dos desportos mais completos e seguros que há. Para jovens em desenvolvimento aconselho vivamente.

E ai está a minha lista de actividades físicas recomendadas. Espero ter destruído o estigma de que odeio ginásios, ou que aconselho toda a gente a desistir da mensalidade. Cada um tem de procurar o mais indicado para si, o que goste mais de fazer e que melhor se adeque aos seus objectivos. 
Da minha parte (como não gosto de perder tempo) já sabem... uns calções, 2 metros quadrados de chão e 20 minutos com vontade e está feito de um modo muito mais simples do que a maior parte da malta complica ;)

2 comentários:

JHP disse...

Oi! JHP de novo!

Pois tá interessante este post tá sim senhor, principalmente pela referência ao Yoga, coisa sujeita a tanto preconceito.
O Yoga é a grande razão que me levou a regressar ao ginásio depois de vários meses dedicados ao treino na rua com peso corporal e elásticos.
Em ginásios, esqueçam a parte espiritual que tanta gente (eu incluído) assusta. Já apanhei para aí uma dúzia de instrutores e nenhum deles se concentrou nessa parte, quem quiser disso terá de ir a centros de Yoga dedicados.
Para além do que dizes sobre a exigência dos exercícios, convém ainda dizer que as posturas efectuadas obrigam a usar músculos que nem sabemos que existem e que dificilmente são trabalhados de outra forma (excepto em pilates e derivados), músculos esses essenciais para manter o equilíbrio e uma postura correcta.
E isto para não falar dos assombrosos ganhos em elasticidade. Tenho mais agora com 40 do que tinha com 20 e poucos e praticava Kick Boxing.
E, la perle de la perle, a componente de descontracção, fantástica depois de um dia de trabalho stressante. Acreditem, saímos de lá sentindo-nos de novo a bem com o mundo.

Sem Aditivos disse...

Verdade JHP, a maior parte da malta descarta o Yoga por achar que é só meditação good vibes (e algumas vertentes até são, hehehehe), mas o Yoga físico é bem puxado!!! Os isométricos são exercícios altamente exigentes e eficazes, a prancha por exemplo!!!

Grande abraço ;)

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.