18/03/14

BIFE DE ATUM DE CEBOLADA COM VEGETAIS


Apresento-vos... O ATUM!!! É provavelmente o meu peixinho favorito. Em lata, de barrica e especialmente cru no Sushi (hmmmmm), era capaz de comer todos os dias, hehehehehe!!! Esta receita foi-me ensinada pelo meu "sogro" e já se tornou a minha maneira favorita de cozinhar atum...

Ingredientes (2 pessoas):

- 2 bifes de atum
- 2 cebolas cortadas às rodelas
- 3 dentes de alho
- sumo de 1 limão
- sal, azeite e pimenta
- 1/2 beringela
- 1/2 courgete
- 1 brócolo
- 1 cenoura

Preparação:

Deixar os bifes a marinar com o sumo de limão, os alhos cortados e sal durante pelo menos uma hora, se o vão comer ao menos que lhe dêem uns miminhos!!!
Numa frigideira grande aquecer o azeite e colocar os bifes a fritar sem aproveitar nada da marinada. Quando se viram os bifes a primeira vez, coloca-se a cebola às rodelas para esta ter tempo de alourar sem queimar. Servem-se com o molho de azeite e cebolas.

Os vegetais são cortados e passados no wok com um bocadinho de azeite, sal e pimenta. Se quiserem, quando os bifes terminarem, também os podem saltear na cebolada ;)

De comer e chorar por mais (eu normalmente faço um bife extra para mim... assim já não choro).

2 comentários:

nelho disse...

Reparo que usas sempre azeite na frigideira, mas já ouvi dizer que o melhor seria o óleo de coco, pois mantém as suas características mesmo a altas temperaturas, enquanto que o azeite sujeito a altas temperaturas deixa de ser assim tão benéfico.
Gostava de saber a tua opinião sobre isto, se já tiveres uma claro =D

Sem Aditivos disse...

É verdade que o azeite perde propriedades a altas temperaturas e que o óleo de coco se comporta melhor. Eu adoro coco e uso óleo de coco para cozinhar no forno e até como creme de cara, hehehehe! A minha opção pelo azeite na frigideira prende-se no facto de achar que para refogados no geral as temperaturas não são terríveis, mas em especial no sabor... sabe melhor e sabe mais à nossa bela gastronomia portuguesa :P

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.