16/03/14

E SE EU NÃO QUISER TREINAR EM CASA, O QUE É QUE ACONSELHAS? - PARTE 1


Este post é dedicado à malta que me pergunta “Ouve lá, eu não gosto muito de andar aos saltinhos em casa, se eu jogar uma futebolada com a malta uma ou duas vezes por semana já está bom não está?” e eu respondo... “Se antes de saíres de casa para a futebolada enfiares uma canelada na mesa da cozinha poupas uma data de tempo e é capaz de te fazer melhor”. Captei a vossa curiosidade? Ainda bem, leiam o resto...

Ora bem, antes demais deixem-me reforçar que a minha experiência é baseada principalmente nisso ... a minha experiência. No que toca a exercício físico já fiz muita coisa  e sei o que resultou comigo e com amigos e familiares.
Sou um interessado na matéria e tenho lido muita coisa nos últimos quatro anos, mas este artigo (tal como todos aqui no Blog) é de opinião e apelo ao vosso sentido critico para que no final decidam se aquilo que escrevo vos parece lógico ou não.

Como já vos expliquei no conceito de EXERCÍCIO aqui no Blog, já há bastante tempo que treino em casa e os resultados que obtive (e que a minha vaidade me leva a mostrar sempre que tenho oportunidade) são exclusivamente derivados disso, foi (mesmo) o único tipo de treino que fiz nos últimos dois anos.
Comecei com treinos intervalados de alta intensidade (ou HITT) e evoluí para circuitos metabólicos, primeiro com carga externa (dois halteres) e ultimamente praticamente só com peso do corpo. Para mim e para a grande maioria das pessoas que tenho aconselhado, estes são mais que suficientes para que estejamos em boa forma física e estética ;)
Consultem-nos no TREINO INICIADOS ou o TREINO PESO DO CORPO INICIADOS e comecem por aí (prometo que estou a pensar em novas maneiras de vos dificultar a vida).

Mas... nem toda a gente tem de gostar de treinar em casa! Há quem não tenha a motivação, há quem goste de companhia (até eu admito que treino melhor se estiver acompanhado), há quem prefira fazer aulas de grupo porque gosta do ritmo, ou yoga, ou pilates, basquetebol, ou até musculação em aparelhos de ginásio convencionais. Qualquer uma destas alternativas é válida e tem as suas vantagens e desvantagens. A resposta certa para vocês deveria cumprir pelo menos 2 destes 3 princípios base:

- Que escolham algo que gostem de fazer. O que não significa que seja a coisa que mais gostem no mundo!!! Há malucos para tudo, mas a grande maioria de nós não aprecia ficar ainda mais cansado do que o que estava quando saiu do trabalho!!! Eu gosto dos meu treinos, mas trocava-os facilmente por 20 minutos de sofá e TV... mas garanto-vos que me sinto óptimo a seguir, tenho consciência de que preciso deles e que a longo prazo sou mais feliz se os fizer.

- Que seja adequado aos vossos objectivos. Eu posso adorar correr (por acaso até gosto), mas correr queima imensa massa muscular (por isso raramente o faço). Pensem bem na composição corporal de um maratonista. É esse o físico que vocês procuram? Sem ofensa, mas no geral parecem subnutridos e eu não quero isso para mim. 
Definam os vossos objectivos, vejam as valências e o tipo de corpo de atletas que praticam o deporto que vocês gostariam de fazer e adaptem o vosso treino a isso.

- Que estejam fisicamente preparados para ele. Este é o mais importante. É aqui que entra a bela “futebolada”. A maior parte da malta esquece-se que na adolescência era mais activo e o corpinho era outro. Agora a música é outra. Um exemplo. Vocês passam a semana sentados numa cadeira e depois vão ao ginásio uma vez por semana levantar uma barra com 100kg por cima da cabeça? Não pois não?
Um individuo sedentário que acha que uma vez por semana pode praticar um desporto de alta intensidade cardiovascular e extremamente competitivo (porque nós homens, entre amigos, somos ainda mais idiotas) está a pedir uma lesão grave. Mais vale enfiar a tal canelada na mesa da cozinha e ficar logo magoado, assim pelo menos poupa a viagem. 
Não tenho nada contra, mas se quiser jogar futebol então tenho de me preparar para isso nos dias em que não vou jogar... ou vou ao ginásio, ou sigo os treinos do Sem Aditivos por exemplo ;)

E agora dizem vocês “mas ainda não vi neste post alternativas especificas aos teus treinos da banha da cobra”. 
Pois não... e não vai ser hoje. Primeiro porque dava um post enorme e segundo porque há que fazer render o peixe, vocês acham que eu não faço mais nada??? 
Não se preocupem, a segunda parte sai na quarta-feira e trás a minha opinião com respostas concretas ;)

Sem comentários:

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.