06/06/14

SUPLEMENTAR OU NÃO SUPLEMENTAR... EIS A QUESTÃO!!! - PARTE 02

A foto em cima parece estranha para um post sobre suplementos? Vamos ver, segunda ronda. Como vos tinha dito na primeira parte (se ainda não leram está aqui) aproveitei a chegada da encomenda da Serdanatureza para escrever sobre suplementos. Anteriormente falei dos que acho essenciais, hoje vamos generalizar um pouco e já agora meter um bocadinho o dedo na ferida (mas só um bocadinho). Saibam porquê...

Ora bem, antes de mais devo dizer que estou desde segunda-feira a tomar os probióticos e a rinite alérgica já está novamente a recuar. O raio dos bichinhos estão finalmente a limpar os "restos de Vietname" que trazia cá dentro!!!A Filipa também está a tomar, mas no caso dela por causa de uma alergia de pele. Os mesmos probióticos perguntam vocês? Pois é verdade. 
Já Hipócrates dizia há uns 20 séculos atrás "Todas as doenças começam na tripa" (estão a ver o Hipócrates, o tipo a quem todos os médicos deviam fazer um juramento, não, não é dono de uma farmacêutica, já faleceu e tudo). O cavalheiro pode não ter dito exactamente "tripa" vá, mas o que ele queria dizer com isto era que os nossos problemas começam quase sempre na absorção daquilo que ingerimos através do intestino. Daí ser tão importante o balanço microbiano intestinal e obviamente a qualidade do que comemos. Assim sendo será que a comida também pode curar (ou amenizar) maleitas? Claro que sim, desde sempre!!! Quem nunca ouviu falar de mezinhas???
Cada problema tem uma solução mais especifica, mas antes de me atirar ao paracetamol prefiro começar com o cházinho de mel e limão da avó. Aquilo que muitas vezes tratamos como "mitos" não são mais que sabedoria popular passada de geração em geração.

Conselho de amigo, não tentem pregar um prego com uma marreta logo de inicio. Antes do médico falem com um nutricionista (dos bons se faz favor) e vão de certeza ficar espantados!!!
Problemas de pele e infecções? Extracto de arando vermelho e equinácea com aplicação tópica de aloe vera puro. Problemas de estômago? Um bocadinho de gengibre fresco na comida e o bom velho chá de camomila. O meu avô come um dente de alho todos os dias porque diz que faz bem ao coração (e o velho é rijo). O que são estas coisas senão medicamentos e suplementos à antiga :D
Se não resultar, então aí sim vão buscar a marreta e passem aos antibióticos. Não me compreendam mal, devíamos agradecer todos os dias a descoberta da penicilina, quando preciso mesmo também tomo medicamentos... só tento que seja com menos frequência.

Reservo o ultimo paragrafo para os suplementos desportivos. Alguns de vós estariam com certeza à espera de mais sobre eles neste post, mas a verdade é que não tenho muito a dizer!!!
Proteína isolada, creatina, secadores de gordura e que tais, custa-me um bocado utilizar destas coisas só para "crescer". Confesso que já tomei Whey Protein há uns anos atrás e até fiz 2 ou 3 meses de creatina, mas não vi resultados por aí além (para além de gazes... ui, desses resultados lembro-me). Também não vou desacreditar quem os usa ou aconselha, conheço amigos e profissionais da área (por quem tenho muito respeito) que os utilizam.
Para quem, como eu, está a tentar comer o mínimo possível  de alimentos processados e com açúcar, faz-me alguma confusão tomar algo diariamente que tem uma lista de 20 ingredientes que desconheço... expecto açúcar, com esse estou familiarizado :P
Se é proteína e alguns hidratos que são necessários para a recuperação pós-treino, então prefiro comer exactamente isso, proteína e alguns hidratos!!! Não é tão eficaz? Não duvido, mas prefiro assim. Da minha parte, a seguir a um treino duro e se não for logo jantar, o meu "suplemento" preferido é uma bela lata de atum em água, temperada com pimenta, um fio de azeite e acompanhada de uma bananinha. Até me sabe melhor ;)

Sem comentários:

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.