29/06/14

LOW FAT, LIGHT, MAGRO... LIXO


Uma das minhas maiores frustrações é quando alguém me diz "li o teu blog e fiquei inspirado, hoje o meu pequeno-almoço foi pão integral com queijo magro e ao lanche bebi um iogurte light"... pois... não leste nem um paragrafo do blog, porque essa é talvez a regra nº2... NADA DE LIGHTS, "MAGROS", LOW FAT, INTEGRAIS OU COM ADOÇANTES ARTIFICIAIS!!! Vamos lá então tentar encerrar a questão...

Como vocês já sabem eu não costumo entrar em detalhes complexos, vamos por isso utilizar o nosso senso comum. Comer Sem Aditivos significa isso mesmo... o mais natural possível. O vosso avô nunca vos disse que "a porcaria do leite magro só sabe a água"? Isto é porque ao tirar a gordura a alimentos naturalmente gordos eles ficam sem sabor e às vezes até sem a sua cor característica. Então agora vem o problema... se souberem a cartão e se parecerem com um pedaço de cortiça ninguém os compra. Solução? Vamos juntar uns aromas, açucar e uns corantes artificiais para que fique parecido ou com melhor aspecto que o original!!! E agora respondam vocês à pergunta... o que acham que vos vai fazer melhor, um alimento natural que o nosso organismo já conhece há uma carrada de tempo, ou uma mistela cheia de químicos alterada para se parecer mais ou menos com uma coisa que o nosso organismo já conhece? Assim a resposta fica mais fácil certo?

E quanto aos açúcares? Ora bem, comer açúcar do belo pacotinho do café ou num chocolate, ou bolo de embalagem já todos sabemos que é mau... mas depois vem o selo "light"!!! Como é que uma coisa "sem açúcar" ou "light" continua a ser tão doce?
Se vocês virem os ingredientes da barrita de granola Ultra Slim Plus, ou dos cereais Special Y, ou do Frutol Light (estou a inventar nomes, o exemplo serve para TODOS) há-de está escrito um conjunto de maravilhas como dextrose, fructose, ou qualquer coisa "ose"... sempre que acaba em "ose" é açúcar e quando está escrito nos ingredientes de um produto processado, podem apostar que foi a "ose" mais barata que eles conseguiram arranjar.
O açúcar a que o nosso organismo está mais habituado é o que vem de produtos naturais doces como a fruta, alguns legumes e plantas, ou o mel. Façam um sumo em casa com uma manga madura e até ficam enjoados de tão doce!!! E mesmo assim atenção, até com estes, se o objectivo for perder peso, é preciso moderar. 

Quanto aos cereais, num estilo de vida em que a regra número 1 é NÃO COMER CEREAIS, acho que não vou entrar por aí hoje, mas podem ler qualquer coisinha aqui enquanto não faço um post exclusivamente sobre isso ;)

Para encerrar voltamos ao mesmo... o importante é comer o mais natural possível. Comida de verdade, como os nossos corpinhos estão habituados a ingerir há uma carrada de anos, se conseguirem produtos biológicos sem pesticidas, carne de animais de pasto e peixe de mar ou rio melhor ainda!!! Será com certeza bastante melhor que um queijo magro com 10 ingredientes em que 3 ou 4 são totalmente ilegíveis. Não vos parece óbvio??? Pensem nisso da próxima vez que estiverem quase a tirar um "light" da prateleira ;)


PS: Vão reparar que ficaram fora da conversa coisas como refrigerantes e bolos "light" tipo colas, "rosquinhas", ou produtos do género "croissant com chocolate sem gluten", porquê? Porque isso é tão parvo que quase nem merece menção. É óbvioooooo que fazem mal (e nem por isso menos mal que os "reais"), porque são altamente adulterados. Querem comer um croissant com chocolate? COMAM UM A SÉRIO. Deixem para um dia da semana reservado a disparates, assumam que foi consciente e tirem a barriga de miséria como deve ser!!!

PS do PS: Para aqueles que ficaram a pensar "mas se comer coisas gordas vou engordar"... olhem que eu pego na balança e atiro-a à vossa cabeça! Continuam sem ler o blog? Leiam o post COMER GORDURA EMAGRECE... A SÉRIO!!! Está lá tudo explicadinho e assim vocês não se cansam de ouvir sempre a mesma coisa :P

8 comentários:

Anónimo disse...

Óhhh Jorge, tu tens a certeza que estás na profissão certa ?? Eu não conheço o teu trabalho "no gabinete" nem lhe quero tirar o mérito - JAMAIS !! Mas estas tuas publicações no Blog, só me levam a pensar se ñ deverias enveredar por outro caminho a nível profissional?!! Ajudar quem precisa, com esse teu linguajar que todos entendem... e claro e não menos importante, cobrar uns guitos a condizer. Opiniões !!! Pipoca LINDA - Saudável e Fit

Anónimo disse...

Olá! Tens toda a razão, e li tudo e sei que já vou "levar na cabeça" por fazer as seguintes perguntas:

- Achas que se deve incluir pão ao pequeno almoço e lanche? (prefiro sempre o paozinho fresco da padarias, e sei que o pao de forma nao é a melhor solução, mas tens alguma sugestão para este?

- A nível de cereais, certas vezes uso a aveia (flocos simples), no entanto eu adoro estes: Muesli Alpen (https://www.google.pt/search?q=alpen+cerais&rlz=1C1_____pt-ptPT472PT475&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=4pCwU6TCK6uY0AWCpIHgBQ&ved=0CAYQ_AUoAQ&biw=1093&bih=523#facrc=_&imgdii=_&imgrc=B5VdwEpB3JLNhM%253A%3BaeWAlKd7Uese4M%3Bhttp%253A%252F%252F2.bp.blogspot.com%252F-5eP_gNLkj6U%252FUy828ppKv0I%252FAAAAAAAADSU%252F2LEjOC7nbhA%252Fs1600%252Falpen%252Bcereais%252Bsem%252Bacucar%252B3.JPG%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.receitasdedieta.pt%252F2014%252F03%252Fmuesli-alpen-sem-adicao-de-acucar.html%3B1200%3B1600)

Neste momento estou com um disturbio alimentar, anorexia nervosa e com um IMC mt mt baixo, e a minha cabecinha anda mesmo mal, porque tenho "medo" de comer demais, e depois vem o sentimento de culpa, sempre! Nao desfruto do que como, pq as calorias passam-me sempre pela cabeça...e o que me acontece, por exemplo, como controlo mt a alimentação e restrinjo mesmo muito, quando estou em lanches de familia, acabo por comer "demais", comer coisas que nao queria, penico ali penico acola..depois vem sentimentos de culpa e mau estar físico! Nao sei controlar-me nestes momentos (nao sao coisas que n se digam "saudaveis", é pao, tostas, queijo, fiambre, bolos caseiros,e o meu ponto fraco...pao de ló)

Além disso,tenho um plano a cumprir ...masserá que me podias dar algumas dicas?

Obrigada! Desculpa o incomodo e o testamento!

Carmen disse...

Partilho na íntegra! 100% de acordo!

Sem Aditivos disse...

Hahahahaha!!! Obrigado pelo voto de confiança Pipoca, mas prefiro deixar essa parte para os profissionais certificados ;)
De qualquer maneira veremos o que o futuro reserva, a razão de ter começado este blog foi realmente o interesse crescente e gosto que ganhei por esta área!!!
Grande beijinho

Sem Aditivos disse...

Obrigado Carmen, já exprimi a minha admiração pela tua dedicação no Facebook, mas reforço aqui ;)

Sem Aditivos disse...

Olá "Anónimo", apresentas aqui um quadro complicado e antes de mais (e pegando no que respondi à Pipoca) deixa-me dizer que beneficiavas bastante de um profissional de qualidade. Da minha parte aconselho a Nutriscience (os contactos estão no tab de contactos do meu blog) onde podes falar com o Alexandre Azevedo ou o André Matias, ambos excelentes.
Posto isto e partindo da minha experiência e daquilo a que mais recorro, o senso comum, dir-te-ia o seguinte...
Como ja deves ter reparado pelo meu blog, eu acho que NUNCA se deve incluir pão em refeição nenhuma, o pão é definitivamente para eliminar. Se viés as minhas receitas tenho la alguns "pães", mas são todos a fingir, sem trigo e sem fermentos, hehehehe!!!
Quem diz o pão diz TODOS os cereais, sejam eles integrais, lights do que fora, tudo fora.
Acho que devias ler o tab da nutrição e mais um ou dois artigos que aqui tenho (ja te deixo os links) e organizar bem a tua nutrição. Segues as directivas durante a semana (e quando segues as directivas não ha controlo de quantidades nem remorsos, o que faz bem é para comer até não ter fome, NUNCA ter fome) e ao fim de semana escolhes um dia (ou os dois, como me acontece com bastante regularidade, hehehehe) e comes O QUE BEM TE APETECER!!! O truque é durante a semana ires fazendo uma lista de tudo o que te apetece e só disparatas naquele dia!!! Se assim for o teu corpo vai encarar o exagero como uma excepção e não vai reagir ao exagero, não te preocupes (este fim de semana comi sushi, uma pizza, um pastel de nata e bebi uns copos valentes, hehehehe).
Para além disso devias comer como um ectomorfo (um dos artigos que mando link é sobre isso) porque com certeza tens de ganhar peso... Em músculo, não te preocupes e para isso tens de comer hidratos bons, como a batata doce e no teu caso específico abria a excepção para a batata normal, o arroz e a aveia sem glúten!
Por ultimo aconselhava-te a fazer exercício, mas nada de treinos cardiovasculares, corrida, ou alta intensidade, nada disso... Musculação. Precisas de ganhará massa muscular com certeza ;)
Resta-me terminar a reforçar que só ganhavas em contactar o Alexandre ou o André e qualquer duvida avisa!!!
http://cemaditivos.blogspot.pt/p/alimentacao.html
http://www.semaditivos.com/2013/12/e-se-eu-quiser-engordar-os-ectomorfos.html
http://www.semaditivos.com/2013/11/a-tirania-da-balanca-e-das-calorias.html
http://www.semaditivos.com/2014/05/os-ovos-fazem-mal-e-o-colesterol-e-o.html
http://www.semaditivos.com/2014/06/comer-gordura-emagrece-serio.html

PS: e pensavas tu que tinhas mandado um testamento ;)


Anónimo disse...

No caso de enviar um e-mail aos da nutriscience explicar a situação, ajudar-me-iam com alguns conselhos ou seria necessário mesmo pagar a consulta?

Sem Aditivos disse...

A Nutriscience é uma clínica de Nutrição por isso seria a pagar sim. O meu conselho foi nessa direcção porque anorexia não é uma situação que se lide com ligeireza e a nossa saúde é o que temos de mais importante ;)

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.