09/04/14

"ESPARGUETE" PALEO COM CAMARÕES


Como durante os próximos 20 dias isto vai ser mais um Blog de viajem que outra coisa (isto se conseguir sequer fazer posts para o Blog, talvez no Facebook  ou no Instagram... e vamos ver), deixo-vos aqui uma receita de sonho para ficarem com saudades minhas ;)

Ingredientes (2 pessoas):

- 2 dentes de alho
- 1 lata de anchovas
- 3 tomates maduros (ou uma lata de tomate aos pedaços)
- 1 mão cheia de azeitonas pretas sem caroço
- 2 courgetes
- 12 camarões (ou miolo de camarão)
- 1 piri-piri seco (jindungo)
- manjericão fresco ou seco a gosto
- azeite, sal e pimenta a gosto




Preparação:

Refogar em azeite o alho cortado aos pedaços, o piri-piri esmagado e as anchovas. Cozinhar cerca de um minuto até as anchovas se dissolverem e juntar os tomates aos pedaços. Temperar com sal, pimenta e manjericão.
Juntar as azeitonas. Cozinhar 5 minutos até o tomate ficar macio. Juntar as courgetes ripadas (de preferência usem um espirilizador (também não tenho) ou uma mandolina (essa já tenho, é a cena cor de laranja), senão vão ter de as cortar bem fininhas tipo esparguete ou usar um descascador de forma original) misturando e tapar a frigideira mais 5 minutos até estarem cozidas.
O camarão se estiver congelado inteiro aqui vai uma dica. Lavem-nos bem com água muito quente e deixem-nos de molho 5 minutos. Vão ver que ficam extremamente fáceis de descascar e não precisam de ser préviamente cozidos.
Adicionar o camarão  (já descascado ou o miolo) e cozinhar mais 5 minutos até ganhar cor.
Se tiverem manjericão fresco espalhem por cima no prato. 

Não é uma refeição barata... mas vale cada tostãozinho. Lambo sempre o prato a seguir a isto!!! Mama mia, que pasta... falsa :P

12 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Gosto muito de pratos assim de massa.

Sem Aditivos disse...

Mesmo sendo massa falsa Suzy :D

Anónimo disse...

Olá! Sei que o que vou falar não tem nada a ver com o post..por isso desculpa ;b

É assim, neste momento estou a ultrapassar uma fase um bocado má...estou em processo de um disturbio alimentar, se é que já não o tenho! Sempre que como mais do que costumo comer, ou mais HC..fico sempre com peso na consciencia (mas nunca nunca provoquei vómito)...e sempre que tal acontece tento compensar ou no dia seguinte ou nas refeiçoes seguintes.. Eu tenho noção que tenho de comer, e aumentar um bocado o peso...mas até o fazer...vai um grande passo! Tenho medo de engordar (que vá tudo para a barriga, e que depois fique com banhas! Fico sempre a pensar nisso!) Neste momento tenho um IMC de 14,5...eu sei que é baixo! Eu agora até medo tenho de comer pão (e dantes adorava), se comer mais que um por dia, fico sempre a matutar naquilo! Controlo muito a alimentação, porque tenho medo de engordar.

Além disso, tenho a ideia de que se fosse paa o ginásio que conseguia aumentar as porções, pq tinha aquela "segurança" de "gastar" o que comi! (é tudo psicológico). E é isto :s por mais que me digam que tenho de comer, e aumentar...posso conseguir num dia, mas no outro já não!

Sem Aditivos disse...

Boa noite "Anónimo". Eu percebo o teu ponto de vista e é muito fácil cair nessa armadilha. Vemos resultados, gostamos do que vemos e depois exageramos porque temos medo de perder o que conseguimos.
Não vale a pena. Para podemos começar pelo facto de que se seguires o que aconselho aqui no Blog (comer Paleo durante a semana e disparatar ao fim de semana) não vais engordar. Vais definitivamente aumentar o peso, mas isso é algo que me parece que precisas!
Depois acho que realmente devias treinar, ajuda efectivamente só efeito psicológico. Não precisa de ser no ginásio, podem ser os nossos treinos ;)
Finalmente acho que precisas de um novo par de olhos (ou 2 ou 3). Seja um amigo, um familiar, alguém a quem possas mostrar o teu corpo e que seja sincero contigo, para te poder dizer quando aumentares de peso "não, não estás gordo/a".
Deixo te aqui 2 links meus:

http://www.semaditivos.com/2013/12/e-se-eu-quiser-engordar-os-ectomorfos.html?m=0
http://www.semaditivos.com/search/label/INICIADOS?m=0

Espero que percebas que se se comer bem não é preciso de ter medo das quantidades (eu como muuuuito e acho que não estou mal, podes ir ao Facebook e vês lá fotos recentes) e que treinar é importante seja para quem for!!!

Se puder ajudar em mais alguma coisa avisa ;)

Evy disse...

Oi desculpa se a receita já está em algum lugar na página ou pq eu simplesmente não estou encontrando, mas como é essa massa falsa??? Receita sua? Ou é possível comprá-la? Recentemente decidi seguir um estilo de vida mais saudável, não necessariamente paleo ou qualquer outra denominação, mas meu objetivo é diminuir consideravelmente os grãos, cereais, açúcares entre outros não tão benéficos para o nosso corpo, e tenho encontrado dificuldade justamente para subsistituir as "guarnições" por isso me interessou muito quando vi a receita espaguete paleo, enfim se puder me dar umas dicas nesse aspecto agradeço muito!!

Sem Aditivos disse...

Oi Brasileira! A massa falsa não se faz nem se compra em lado nenhum, são as courgetes cortadas finas :)
Como explico no segundo paragrafo da receita basta descascar a courgete e cortar fininha tipo esparguete. Para isso podes usar um espirilisador ou uma mandolina. Outra opção é usar directo o descascador e fica mais tipo fetucini ;)
Se estás a pensar em reduzir os grãos e açucares aconselhava-te a largar mesmo. Dá uma olhada nas receitas ou no plano de 30 dias, temos muitas opções e qualquer duvida é só perguntar!!!

http://www.semaditivos.com/p/receitas_28.html

http://www.semaditivos.com/p/plano-de-30-dias.html


Sandra disse...

Foi o meu jantar de ontem! E comprovei que é mesmo MUITO BOM!!

Sem Aditivos disse...

Yep, é de luxo, hehehehehe :D

Nokas disse...

Eu fiz!! À minha vou chamar-lhe taglietelle pk não tenho nenhuma dessas coisas esquisitas para cortar as courgetes e a paciência para as cortar em tiras fininhas à la mão... Lol
A minha opinião? Vou comer massa destas todos os dias!!

Sem Aditivos disse...

Hehehehehehe!!! Na época das courgetes bem que dava ;)
Não és a primeira a fazer "taglietelle" Nokas, há quem use um descascador para fazer farripas de courgete e acaba com um formato achatado também!!!

Carmen Queirós disse...

Olá, tenho-te seguido no "face" e gosto muito da forma como te expressas e principalmente das tuas receitas e..., são elas que me trazem aqui!
Experimentei o "esparguete de courgete com camarões" e...OOOOBBA! Ficou divinal! Amei!

Sem Aditivos disse...

Hehehehe, obrigado Carmen!!! Eu tento, eu tento ;)

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.