01/02/14

BARRITAS DE LARANJA E MEL


Estão a ver aquelas barritas de cereais que diz na TV que faz muito bem? Pois é... não faz. Mas estas fazem, têm é de ser vocês a fazê-las :P

Ingredientes (12 barritas):

- 40g cajú
- 40g avelãs
- 80g amêndoas sem pele
- 40g de coco ralado
- 1 colher de chá de extracto de baunilha
- raspa de ½ laranja
- 6 colheres de sopa de mel
- pitada de gengibre ralado
- pitada de sal

Preparação:

Pré-aquecer o forno 170 graus.
Picar grosseiramente os frutos secos no processador. Passar para uma tigela e juntar os restantes ingredientes excepto o mel. Depois de misturados e juntando o mel com a ajuda de um garfo.
Forrar um pirex pequeno com uma folha de papel vegetal, deixando umas abas laterais para se conseguir tirar a mistura do recipiente sem partir as barritas.
Distribuir a mistura pelo pirex e ir acamando para termos uma barra uniforme em altura, tentando não deixar buracos.
Levar ao forno 20 minutos.
Retirar do pirex pelas abas do papel vegetal e deixar arrefecer em cima de uma grelha por 30 minutos.
Virar do avesso para cima de um prato de modo a ir descolando o papel vegetal e cortar em barritas.

Há que admitir que tirei as fotos às que se aguentaram melhor, têm tendência a esfarelar um pouco. A solução é acrescentar mais 2 ou 3 colheres de mel (que para mim não dava, ficava doce demais) ou levar para o trabalho num tupperware sabendo à partida que se desfazem, hehehehe!!!

8 comentários:

disse...

Olá! Descobri agora o teu blog e estou a tentar adaptar aos meus gostos e ás opções que encontro onde vivo (na Noruega)! Pensei que neste tipo de dieta não era permitido nenhum tipo de açúcar, mas vejo que usas mel! De que tipo? Algum em especifico? obrigado e parabéns pela iniciativa!

Sem Aditivos disse...

Boas Té! Em caso de perda de peso até o mel deve ser retirado, já que aumenta bastante os níveis de açúcar. recorro a ele só em pequenas quantidades para adoçar uma outra sobremesa (e mesmo assim tem sido cada vez mais raro). Se o objectivo for só ser saudável mantendo ou aumentando o peso, então podes consumir com mais à vontade, até porque fora o açúcar é um alimento extremamente saudável.
Sem preferência por marcas tento comprar biológico e sem ingredientes "fanhosos", como todos os produtos de pacote ;)

Unknown disse...

Ola descobri à pouco o blog e tenho a dizer que é maravilhoso; parabéns. Gostava que talvez se possível colocassem a quantidade de hidratos têm as vossas diversas receitas pois como estou no inicio da caminhada paleo tenho alguma dificuldade em controlar os hidratos. Ontem fiz a barrita de laranja e mel que fica simplesmente deliciosa mas não tenho a percepção o quanto me pode prejudicar ( estou a ver se perco uns kilinhos) pois já reparei quando como mais alguns hidratos a terrível amiga acusa logo.
Se me puderem ajudar ....

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Ola descobri à pouco o blog e tenho a dizer que é maravilhoso; parabéns. Gostava que talvez se possível colocassem a quantidade de hidratos têm as vossas diversas receitas pois como estou no inicio da caminhada paleo tenho alguma dificuldade em controlar os hidratos. Ontem fiz a barrita de laranja e mel que fica simplesmente deliciosa mas não tenho a percepção o quanto me pode prejudicar ( estou a ver se perco uns kilinhos) pois já reparei quando como mais alguns hidratos a terrível amiga acusa logo.
Se me puderem ajudar ....

Anónimo disse...

Ola descobri à pouco o blog e tenho a dizer que é maravilhoso; parabéns. Gostava que talvez se possível colocassem a quantidade de hidratos têm as vossas diversas receitas pois como estou no inicio da caminhada paleo tenho alguma dificuldade em controlar os hidratos. Ontem fiz a barrita de laranja e mel que fica simplesmente deliciosa mas não tenho a percepção o quanto me pode prejudicar ( estou a ver se perco uns kilinhos) pois já reparei quando como mais alguns hidratos a terrível amiga acusa logo.
Se me puderem ajudar ....

Sem Aditivos disse...

Não colocamos porque não sabemos (nem queremos saber) "Anónimo" :D
Na Paleo normal não se pesa comida, não se conta calorias... não se complica :)
Há quem o fça, mas nós não. Quando queremos fazer low carb cetogénica cortamos os hidratos e mais nada! Só carninha, peixinho, gorduras boas e vegetais e assim não há como enganar ;)

Sofia P disse...

Estou TÃO fã do blog..... Ja agradeci e agradeço outra vez... So conheci ontem, agora é dia e noite a "estudar". E comecei ontem a Paleolizar bytheway...!

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.