12/01/14

ENTÃO VAMOS LÁ EXPERIMENTAR CROSSFIT!!! - PARTE 2


Segue então o relato da sessão de tortura medieval por que passei ontem e a que convencionalmente chamam Crossfit (como de costume o vídeo fica para mais tarde)!!! Obrigado ao Pedro Borges e ao Flávio Lima do Higia pela disponibilidade, ao Bruno Militão pela sova monumental e à Susana Henriques (ex concorrente do Peso Pesado) que fez o treino connosco e nunca deixou de nos motivar. Obrigado ao André Marques e ao Paulo Pereira por a terem aguentado comigo e à Filipa e à Francisca pelo vídeo e fotografia ;) Um agradecimento adicional aos sócios do Higia pelo grande espírito e camaradagem! Curiosos? Continuem a ler...



Quando o André me disse que o ginásio onde ele estava inscrito aqui em Torres Vedras, ia ter treinos de Crossfit e que iam fazer um evento com uma aula livre pareceu-me interessante! Afinal a filosofia de treino não era muito diferente da minha, exercícios compostos, funcionais, executados em rondas de alta intensidade.
Estava à espera de uma coisinha "light", só para explicar as bases, que nos deixasse uma ideia da modalidade em geral... nope!!! O Bruno Militão, campeão nacional de Crossfit, lançou logo o mote ao dizer que o Crossfit é para todos e cada um define a sua intensidade. Custa muito? Carrega menos carga ou simplifica o exercício. Mesmo assim está difícil? Faz uma pausa e continua. Ou seja... acabámos por fazer um treino de Crossfit a sério onde cada um definiu o que ia sofrer nas escolhas que fez.
Começámos com um "ligeiro" aquecimento (só por si podia ser um treino) composto por burpees (para quem não sabe é uma espécie de flexão de braços seguida de um salto no ar), agachamentos e exercícios cardiovasculares a pares. Coração acelerado, mas até aqui tudo bem, ainda estava cheio de pica!!!




Tivemos então uma breve explicação do treino em si e das posturas correctas e começou a tortura. 3 rondas de 5 exercícios cada, com um minuto para cada um, 20 segundos de descanso entre eles e 1 minuto entre rondas. Cerca de 20 minutos de treino, fácil!!!! Não.
Os 5 exercícios em questão eram saltos para cima de uma caixa, burpees, walking lunges com discos de peso sobre a cabeça, kettlebell swing (balouçar uma chaleira pesada para burro) e sprints de corrida.
Para que tenham noção, este vosso amigo (armado em campeão) resolveu começar a primeira ronda de walking lunges com um disco de 20kg... para fazer a terceira com um de 5 (e foi porque tive vergonha, porque a minha vontade era fazer com 0). Uma palavra para a equipa Sem Aditivos, o André e o Paulo aguentaram-se à bronca e ao olhar para eles entre rondas tive a aquela motivação extra que me levou... a não vomitar, hehehehehe!!!!
Foi um massacre total, mas no bom sentido! Correspondeu claramente às minhas expectativas e é efectivamente um tipo de treino extremamente completo. Mais uma vez achei que o meu treino caseiro me preparou o suficiente para me sentir à altura do desafio, embora seja bastante diferente o ambiente de competição e principalmente a introdução de carga externa.




O único reparo que faria seria relativamente à correcção postural. O treino foi rápido e intenso, e sendo exercícios compostos que envolvem o trabalho conjunto de vários grupos musculares a postura deve ser correcta para evitar lesões!
Resumindo, se me disserem que não gostam de treinar em casa, não têm motivação e gostam do ambiente de ginásio, este é sem sombra de duvidas um dos tipos de treino que eu aconselharia. Claramente, depois de algumas sessões, vão estar aptos a suplantar qualquer obstáculo físico que se vos oponha. Da minha parte vou continuar a treinar na "marquise"... mas não ficam por aqui os desafios, tanto o Pedro Borges como o Bruno Militão deixaram clara a vontade de me sovar outra vez... quem sou eu para recusar convites tão simpáticos :D

2 comentários:

Joao Forte @ Blog disse...

Boas, fiquei muito contente ao descobrir este blog. Também descobri o Paleo há poucos meses e posso dizer que foi das melhores coisas que me aconteceu na vida!

Força e sempre em frente. Paleo e Crossift.... ;)

Abraço

Sem Aditivos disse...

Obrigado João é sempre bom saber que o nisso trabalho é apreciado!! Se ainda não passaste por lá deixa o teu "gosto" no Facebook, quantos mais melhor e sempre que precisares estou disponivel para tentar ajudar ;)

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.