18/11/13

O MEU GINÁSIO – PARTE 2

A pedido de alguns, podem encontrar no fundo deste post os links para que saibam onde comprar equipamento igual ao meu. Ficam também dos que mostrei na PARTE 1.

Nesta segunda parte d'“O meu ginásio” (parece uma rubrica do Goucha) vou mostrar-vos o resto do equipamento que fui comprando ao longo destes dois anos. Alguns são realmente úteis, outros nem tanto... as compras impulsivas são uma gaita!!! Se ainda não leram a primeira parte está aqui.

Antes demais será relevante avisar que é conveniente ter alguns hábitos de treino antes de comprar qualquer um destes aparelhos de tortura (equivalente a seguirem o treinos para iniciados durante dois ou três meses com regularidade). Se comprarem uma barra de elevações sem nunca terem treinado antes garanto-vos que o resultado mais provável é uma bela lesão!

A coisa esquisita que aparece na primeira foto é uma “dip station” e serve basicamente para fazer fundos (uma versão avançada dos Triceps na cadeira do Treino 01). Comprei-a num entusiasmo e até a uso regularmente, mas não considero que seja um “bem essencial”. Os fundos poderiam facilmente ser feitos com um par de cadeiras fortes, mas como as que tenho em casa têm a resistência de uma cartolina dobrada (IKEA... iupiii), acaba por ser útil na mesma. Quando colocar alguns exercícios feitos com ela actualizo o post com um link... aqui (nada, então é porque ainda não há treino).

Ao centro temos um haltere já “quitado”, começou por ser um jovenzinho como o que mostrei na primeira parte do post e há medida que fui sentindo necessidade fui comprando bolachas individuais e adicionando mais carga. Neste momento tenho dois reguláveis com cerca de 6kg e dois iguais ao da foto já com 13kg cada. São dos equipamentos mais úteis que se podem adquirir. Existem versões mais ou menos avançadas, de diversas marcas e com mariquices infindáveis... comprem dos básicos, marca branca e ficam bem servidos.

A bola de ioga também vale a pena. Acaba por ser uma evolução da cadeira, quase todos os exercícios podem ser feitos aqui mas com instabilidade, o que aumenta a dificuldade.

Last but not least, a barra de elevações. Hoje em dia estou convicto de que se o objectivo for estar em forma e com uma definição muscular aceitável a treinar em casa, este, para além do peso próprio do corpo é o único equipamento necessário. Experimentem um treino em circuito com umas quantas elevações, flexões de braços e agachamentos e depois digam-me se precisam de alguma máquina especial para acordarem entrevados (vai ser um treino a colocar um dia destes). Foi a minha ultima aquisição e só tenho pena de não ter sido mais cedo.

Nesta ultima foto tenho uma outra compra que fiz por impulso há cerca de 6 meses, um “sandbag”. Praticamente não passa de um saco resistente cheio de areia (o meu vai até 18kg) com várias pegas que permitem uma série de exercícios diferentes. Uso-o principalmente para os treinos de pernas, este menino às costas enquanto se fazem agachamentos e lunges já é qualquer coisinha!

É claro que quando se ganha o vicio e se vai conhecendo novos equipamentos começamos a ter vontade de comprar mais e mais... não se preocupem, o básico está aqui e se tiverem calma... eu vou fazendo os disparates por vocês e depois conto como foi!

Equipamento:

- Tapete de ioga – na Decathlon, a comprar mais vale ser confortável
- Pesos reguláveis – na Decathlon, “marca branca”
- Cadeira igual à minha - no Ikea, para uma opção mais sólida experimentem esta
- Dip Station – este é uma melhor opção, na Amazon (ainda vou tentar fabricar um em casa com tubos de canalização, depois digo como correu)
- Bola de ioga - na Decathlon
- Barra de elevações igual à minha (de apertar), ou em opção temos esta (móvel, bastante mais prática) – na Decathlon
- Sand Bag - na Amazon

Sorry for the long post ;)












2 comentários:

Bodhisattva disse...

Atenção que a barra móvel - comprei há mais de 1 ano~- é bem masidificil de ajustar as paredes e exige masi rsitencia das dobras das paredes. Em minha casa não funciona bem infelizmente... :( A fixa é melhor. No entanto a móvel permite efectuar diversos exercícios de chão! Força Jorge!

Sem Aditivos disse...

É verdade Bodhi, também comprei e depois tive de trocar pela que tenho agora. As aduelas das portas não davam. Mas a fixa também não dá para toda a gente. O meu conselho... comprar numa loja onde seja fácil trocar de volta, como a SportZone ou a Decatlhon. Obrigado pelo comentário ;)

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.