28/05/15

VIDA SOCIAL PALEO... A JANTARADA!!!


Uma das queixas que costumo ouvir (são mais desculpas que queixas, mas tudo bem), é "Ai vou ficar sem vida social", ou "Se convidar pessoas a casa o que é que eu vou servir", ou ainda "Se comprar pão para os convidados não vou resistir". Caramba, andámos nós a criar uma base de RECEITAS enorme para nos atirarem com estas queixas (são desculpas mesmo) à cara???
Aqui fica uma breve descrição da gigantesca orgia Paleo que ocorreu no fim de semana passado em nossa casa na companhia dos nossos amigos Sara e David.
Antes que estoure o armagedão... SIM, aquilo são batatas misturadas com o salmão, já conversamos...

Numa dieta como a Paleo, onde a comida pode ser frita (em azeite, óleo de coco ou banha), refogada, em que podemos fazer valentes molhengas e até algumas sobremesas pontuais, em que as quantidades não importam desde que estejamos dentro das regras, em que tudo tem sabor,  não há razão nenhuma para que não se possa ter uma "vida social"!!!
Aliás, é facílimo servir um banquete Paleo sem que ninguém desconfie que está "em dieta", a única falha no plano poderá ser "Tens pão?", ao que vocês respondem, "Aaaaaaaahhhh, esqueci-me de comprar, que maçada"!!!

Mas vamos lá a isso. Em que consistiu a jantarada de Sábado passado? Nada mais fácil...

Entradas:

- Enquanto a maltinha esperava que acabássemos de cozinhar, uns queijinhos de cabra curados artesanais e umas azeitoninhas bio, supimpa;

- Uns cogumelos salteados em alho picado e azeite com bacon aos pedaços e oregãos, fácil, fácil;

- Logo de seguida melão com presunto. Simples e se o melão for bom, sabe sempre bem;

- Mesmo antes do prato principal, uma Paleo Pizza feita a partir da receita das MINI-PIZZAS PALEO (a massa pregou-nos uma partida, mas estava tãaaaaaaao boa) e siga para o prato principal.

Prato principal:

- O nosso SALMÃO NO FORNO COM CAMARÃO E VEGETAIS, fiel amigo de sempre. Parece elaborado, mas é super simples e rápido de fazer. O que é que se pode querer mais?
Como disse na introdução, desta vez adicionámos batatas. Acontece que eu e a Filipa estamos a fazer Low Carb/ Cetogénica (hei-de explicar noutro post) durante a semana e aconselha-se nestes casos, de 15 em 15 dias uma bela carga de hidratos de carbono (dos bons) e nós PUMBA, aproveitámos este jantar para aplicar essa máxima. 
Ora, não me canso de dizer isto, na minha perspectiva (que não é isolada) batata normal É PALEO... só não é aconselhável para quem está em perda de peso!!! Neste caso especifico em que o objectivo era encher o bandulho de hidratos é o aliado perfeito.
Resumindo, se fizessem este mesmo menu, mas estivessem em Paleo normal e com objectivo de perda de peso, bastava retirar as batatas (aliás, elas não estão na receita original).

Sobremesa:

- A sempre eficaz MOUSSE DE CHOCOLATE PALEO acompanhada com morangos e frutos silvestres. Resulta sempre :D


Esta enorme rambóia foi extremamente bem acompanhada por um belo vinho branco, que é discutível se é Paleo ou não (diz que o tinto é menos mau, sinceramente não sei)... mas em boa verdade, se for de qualidade, que se lixe!!! Todos os disparates de fim-de-semana fossem estes :P

Portanto como podem ver não foi minimamente difícil preparar uma orgia digna de uma taberna romana no Século I. Tão digna que terminámos o jantar completamente enfartados e cientes de que obviamente abusámos à séria (coisa que nem a comer Paleo corre bem, hehehehe).
Foram obviamente entradas a mais, mas como estávamos a fazer a nossa refeição de "disparates Paleo" de 15 dias quisemos incluir uma carrada de coisas assim mesmo à lambão... este vosso amigo ficou acordado até às 5 da matina a afagar a pança :D 

PS: Obrigado pelas fotos David, ficaram bem melhores que as minhas ;)


2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde.

Excelente jantarada, gostava de ter feito parte dos convidades hehe :)

Uma pequena questão que me tem deixado bastante intrigado... Se presunto e bacon é paleo, onde adquire estes produtos?

Isto porque tenho vindo há procura há 2 semanas nos supermercados, e praticamente todos os presuntos, bacon, toucinho, etc, levam ou dextrose, ou/e fécula de batata, ou/e nitritos, ou/e açúcar entre uma série de outras coisas... São produtos processados autênticos!!!

Cumprimentos.

Sem Aditivos disse...

É realmente uma treta "Anónimo" :-/
Presunto é menos complicado, no Continente há presunto de Parma que é apenas "carne de suíno e sal", já o bacon é mais difícil.
Alguns talhos e pequenos produtores têm "barriga de porco fumada", que é a nossa versão (Portuguesa) do bacon, mas eu sinceramente nunca encontrei.
Costumo dar um bocadinho de margem aos processados e compro bacon da marca Espina no Pingo Doce, que tem alguns conservantes mas nada de açúcares ou gluten. No entanto, ultimamente tenho acabado por comer menos!

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.