23/03/15

E HOJE TEMOS O TESTEMUNHO DO ANTÓNIO!!!


Hoje partilho convosco mais um testemunho. Como o post é apresentado logo com uma imagem de antes e depois dá para perceber de imediato que a coisa correu bem :PIsto são imagens com 15 semanas de espaçamento (cerca de 4 meses), mas não se iludam, foi necessária muita dedicação e empenho para lá chegar tão rápido. Curiosos? Continuem a ler... 

Antes de mais tenho de esclarecer que embora o António siga o blog, o percurso dele começou antes de nos conhecer. A alimentação é igual à que aqui aconselhamos, mas os treinos que ele adoptou não são os nossos. São semelhantes, mas muuuuuuuito mais violentos (eu também já experimentei o programa, mas não passei das 4 semanas, hehehe). Vou deixar-vos com as palavras dele, são muitas, mas valem a pena...

Bom dia Jorge, 

O meu nome é António, tenho 33 anos e sou de Vila Nova de Gaia.Desde já os MEUS PARABÉNS pelos artigos e pela forma como os rediges, são “musica” para os meus ouvidos! De pesquisa em pesquisa cheguei a este blog e identifico-me tanto com o que escreves, desde os artigos de nutrição aos de exercício físico, que não resisti a deixar contigo o meu testemunho!

Em tempos também cheguei a ter alguns problemas de saúde e virei um boneco “Michelin” com a “maldita cortisona” (não me entendas mal, ainda bem que ela existe), não me controlei como tu e nem conhecia a paleo, mas através da corrida e uma alimentação melhorada (mas ainda longe do ideal) consegui chegar a um peso razoável, o que se vê na foto do “antes”.

Eu era daqueles que achava que já tinha uma alimentação saudável. O famoso pãozinho de cereais, prateleiras da dispensa cheias de versões “lights” que prometiam tirar a fome e dar energia... e a gordura, esse vilão da sociedade, que nem ousasse usar as minhas prateleiras (vá, o azeite estava lá). Para “regar” tinha os ditos sumos “naturais” (que agora costumo dizer que eram naturalmente açucarados)!!!
No que toca à actividade física considerava-me bastante activo e na realidade até o era. Corria regularmente e fazia provas de 5 a 21km.E então esta fórmula de Alimentação “saudável” + Desporto não me deveria dar um corpo atlético? Todos fazemos desporto para nos sentirmos bem e limpar o stress, mas esta porra cansa! Não merecia eu o prémio de me sentir física e esteticamente bem? Mas as gordurinhas não queriam deixar!!! E eu resignava-me “Ah e tal se calhar é do meu organismo”.Não. Como tu, eu sou um “gajo teimoso” e em mim quem manda sou eu (pelo menos naquilo que posso controlar) e alguma coisa devia estar a fazer de errado. Toca a pesquisar.
Para ser sincero já não me lembro como cheguei à dieta Paleo (Talvez pelo blog do Dr. Souto, ou do Pedro Correia Training), mas foi aí que acho que fiz uma das maiores descobertas da minha vida! Comecei a ler um artigo sobre a dieta e quanto mais lia mais sentido fazia. Faz-me aliás muita confusão as pessoas que dizem que não a percebem, onde é que comer comida de verdade é confuso? Sacar de um tupperware com um ovo cozido ou um peito de frango é esquisito mas se for um bolo cheio de sei lá o quê acompanhado por uma bebida de cor radioactiva já é normal??? Poupem-me.Nunca fui toxicodependente ou alcoólico mas lembro-me que foram principalmente o corte do trigo, restantes cereais e açúcar (e alimentos açucarados) que me levaram a perceber o que é abstinência.Rapidamente comecei a perder peso e estava a comer mais do que comia antes e sem medo da gordura natural dos alimentos. É claro que a falta repentina do açúcar (e atenção que dentro do corpo o pão também é açúcar) fez com que inicialmente me sentisse com menos energia, mas após duas a três semanas já tinha “largado as drogas” e comecei a ter uma energia constante, sem picos de euforia e fadiga. Incríveis aquelas primeiras semanas, como era possível?

Comecei a paleo bem “low carb”. Hidratos só de algumas frutas e de preferência logo a seguir ao treino. Os pratos eram normalmente “montados” com, proteína, gordura e vegetais. Isto levou-me a uma redução drástica no peso, o meu corpo reagiu muito bem ao corte dos hidratos (apesar da tal falta de energia inicial). Hoje já como mais hidratos paleo (mandioca, batata doce, frutas e chocolate 85%) pois neste momento até quero ganhar peso.O leite cortei logo, agora esporadicamente consumo iogurte Grego, ou queijo, mas não com regularidade.Suplementos nunca tomei nenhum, só comidinha.
Os treinos começaram a ter outra vez as mesmas performances e inclusive a melhorar, mas o peso descia e tinha chegado a altura de “lapidar este diamante em bruto”, hehehe!!! A corrida é um excelente exercício para perda de peso e resistência cardiovascular mas no que toca a definição e ganho muscular está longe de ser a melhor opção por isso tinha que arranjar algo que me completasse e ajudasse alcançar o objectivo. Ginásios estavam fora questão. A ideia de estar “preso” entre quatro paredes, horários rigorosos e inscrições caras não me agradava e como tal toca a pesquisar outra vez.

Encontrei o Freeletics, um método de treino de alta intensidade, apenas utilizando peso corporal, com sprints, flexões elevações, saltos e achei logo que era exactamente o que o homem do paleolítico devia fazer (sprint= fugir ou caçar; elevações = subir árvores, ou seja movimentos naturais que deveriam fazer parte do nosso quotidiano).O programa prometia resultados soberbos em 15 semanas, só com exercícios calisténicos, podendo ser praticado ao ar livre ou em casa e uma das coisas que a corrida me mostrou foi o quanto é bom treinar ao ar livre!
Então vamos lá, Paleo e Freeletics durante 15 semanas, siga, vamos em frente...Comprei no site deles o “Coach Cardio&Strengh” e levei até ao fim sem falhar um treino. Foi preciso muito foco e determinação, do estilo de vez em quando, quando não havia outra hipótese de cumprir, sair da cama de fininho às 5 da manhã e ir para a sala e “sofrer” em silêncio para não acordar as minhas princesas!!!Mas todos sabemos que resultados requerem esforços, se fosse fácil todos conseguiam....e 15 semanas depois, como se pode comprovar pelas fotos, os resultados foram incriveis, afinal eu também era daqueles como tu que achava que nunca ia ter um “six-pack”, hehehe!!!

Quando hoje leio no Sem Aditivos os teus artigos sobre treino, (principalmente o mais recente “RESOLUÇÃO DE ANO NOVO... GANHAR PESO (MÚSCULO)!!!”) acho que tens toda a razão quando dizes que estes treinos não nos tornam em culturistas... mas produzem resultados esplêndidos ao nível físico e estético, comparativamente ao que experiênciei em ginásios cheios de equipamentos xpto!

Ui, como este texto já vai longo! Para terminar digo apenas que hoje com 33 anos nunca me senti tão jovem (nem aos 20) e senti-me na obrigação de partilhar o meu (ou nosso, neste caso) caminho através do teu blog.Agradeço mais uma vez o excelente trabalho do Sem Aditivos, mas se quiseres publicar o meu testemunho, tenho mesmo é de agradecer à minha mulher que já é quase uma “paleowoman” (a “droga” do trigo é difícil de deixar), aos meus pais e claro está, ao meu maior orgulho, minha princesinha de 10 mesinhos.

Paleo e Freeletics mostraram-me que com as opções, determinação e o tempo certos os resultados aparecem! Deixo aqui uma foto com a minha alteração em 15 semanas e uma coisa eu garanto com toda a certeza... isto não é o fim é apenas o início!!!

Um abraço e continuação de bom trabalho!

4 comentários:

Anónimo disse...

=O
clap clap clap!!!!!!

Anónimo disse...

gostava era de fazer uma pergunta ao antonio.

para chegar ate aqui ele comprou a app certo???
e se sim por quantos meses?

ja agora a dieta paleo é a melhor cena de smepre come-se realmente bem, mas ainda peco com o pao tenho de ser mais rigido

António Basaloco disse...

Viva Anónimo,

Antes demais obrigado pelo interesse. Indo diretamente á questão respondo sim!! Depois de experimentar alguns treinos gratuitos que a app disponibiliza, e no dia a seguir acordar como se tivesse sido atropelado por um camião, percebi logo que aquilo só poderia resultar!!! Comprei inicialmente o pack de 15 semanas versão Cardio/Strengh que consiste num misto de Workouts de alta intensidade com foco na resistência e força! E atingi estes resultados que vês no testemunho mas neste momento já estou a iniciar o meu 3º programa!!! E não me arrependo nem um pouco do dinheiro que gastei, que em relação ao que se gasta em ginásios parece-me relativamente barato!!!

Espero ter ajudado e deixa lá esse maldito pãozito!!! Mas quem manda tu ou o pão!!

Anónimo disse...

Caro antonio,

muitissio obrigado pelo esclarecimento, força nisso.
realmente foi algo que reparei comparei logo com ginasios e saímos logo a ganhar.

um grande abraço, e outro para o sem aditivos.

anonimo ( miguel)

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.