12/01/17

A DIETA DA FILIPA - PRIMEIRA SEMANA


Pois é, já passou uma semaninha, foi a correr... OU NÃO!!!! Antes demais peço desculpa na demora deste post, era para ser no inicio da semana, mas o nosso primogénito achou que a febre dele era mais importante! Bem, suponho que queiram saber quais foram os resultados, se custou muito, se me apeteceu atirar a mãe do meu filho pela janela enquanto injuriava o nome dela e dos seus antepassados? Continuem a ler então que isso e muito mais vai ser coberto neste post...

Ora bem, vou partir do principio que quem está interessado na dieta tenha acompanhado os posts de Facebook que fui colocando ao longo da semana! Têm lá disponíveis os menus de Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado. Quem veio só pelas piadolas faça favor, mas aviso que já vai emagrecer menos.
Deve ter dado para perceber que simplificámos ao máximo os nossos menus. Isso serviu para nos facilitar a vida não só na cozinha como nas pesagens. Pesar um Salmão no forno com camarão e vegetais, ingrediente a ingrediente é coisa de contabilista asiático (Foi racista esta... deixem estar, tinha-me esquecido que não queria saber), há que ser pratico. Quem quiser começar a partir de agora aconselho-vos a dar uma olhada à semana que passou no Facebook, conto fazer algo mais completo mais para a frente mas já não prometo datas que este patrãozinho cá da casa ainda decide apanhar outro febrão, ou andar a pintar à pistola durante 3 dias e lá se vão os prazos à vida :P
Vamos lá então às perguntas que devem estar a fervilhar nas cabeças de todos vós (todos os três, porque se eram uns sete quando isto começou, depois de verem a trabalheira que isto é já só devem ser três):

Ó Jorge, conta lá à malta! Foi difícil, passaste fominha?

Não foi propriamente fácil, mas devo dizer que só senti fome suficiente para me incomodar um dia ao pequeno-almoço e de resto quando me armava em parvo e ficava aquém das calorias calculadas! Quando andava lá perto andei sempre bem e sem fome!

Maravilha! Quer dizer que isto afinal são favas contadas :D

Primeiro favas não são Paleo e depois não é bem assim. Meses de porcalhice nutricional encerrados com a chave de ouro que é a época Natalicia e vocês acham que o nosso corpo vai ficar satisfeito com um jantar para pessoais normais sem sobremesa? Não!!! O menino está à espera uma dose de ração indicada para uma junta de bois e no mínimo meia tablete de Milka a ver Netflix. E o que é que isso significa? Primeiro ataca com sensação de fome, depois assim uma "moínha" na cabeça, como dizia a minha avó e se isso não vos fizer ir à cozinha lamber a caixa de bolo rei vazia que ainda ficou na bancada vai começar a fingir que está muito fraquinhoooooooo!!! Dêem-lhe um dia ou dois que o sacana é manhoso e assim que perceber que tem de trabalhar com o que tem acaba por vos deixar em paz.

Mas tu passaste por isso tudo???

Nope. A Filipa ainda teve umas fomecas acompanhadas de uma dorzita de cabeça (mas também foi num dia em que ficou consideravelmente abaixo do nível de calorias dela... totó), mas só vos estou a avisar de que se passarem por isso é normal, não se assustem. Eu pessoalmente não tive efeitos secundários "físicos", mas parecia uma grávida cheia de desejos (sou capaz de jurar que vi uma embalagem de Donuts a piscar-me os olhinhos no outro dia)!!!

Então sentes falta de bolos meu porcalhão?

Não propriamente. A minha relação com os Donuts nunca ficou bem resolvida por isso não conta, mas sabes que estás numa dieta restrita quando tens um traça diabólica por uma peça de fruta ou um bocado de queijo :P

Então vamos ao que interessa! RESULTADOS??? Como estamos de resultados?

Eu diria que bem! De Segunda a Segunda, numa semaninha completa, eu perdi 2.2kg e a Filipa 2.6kg, o que parece excelente para um prazo tão curto!

Oh pá, isso não me parece nada mau!!! Eu também vou perder isso???

Sei lá!!! Somos todos diferentes, mas se fizerem isto com rigor de certeza vão perder alguma coisa, agora com que velocidade e quanto depende de uma enorme variedade de factores, mas nada como fazerem uma semana e testarem por vocês ;)

E agora vais continuar de balança debaixo do braço até quando?

Só na primeira semana é que a balança era essencial, agora realmente a Filipa tinha razão, o que necessitar de ser pesado vai  mais ou menos a olho e de resto o Fatsecret tem algumas coisas automatizadas, como em vez de pesar uma salada escolher a opção "salada de acompanhamento" como unidade de medida. Ainda pesei uns pianos de porco porque não estava com ideia nenhuma de quantas gramas teria aquilo, mas de resto já vai por instinto, até porque ficamos habituados a comer determinadas quantidades e sabemos logo quando estamos a meter a pata na poça... podemos é fingir que não :P

Então mas a dieta já acabou?

Nope, só acaba quando chegarmos ao nosso objectivo, sendo que para a semana, tendo feito 15 dias, vamos fazer um dia de hidratos bons para nivelar isto. Depois fazemos pelo menos mais uma semana deste negócio. No meu caso é aquilo que me parece necessário (contando com o facto que a perda de peso vai desacelerar e nalguns dias estagnar mesmo) para chegar ao peso que quero, que são os 77kg. Comecei com 82kg, segunda-feira, passada uma semana, estava com 79.8kg e hoje (quinta) estou nos 79.2kg!

Ok, então e que dicas é que dás à malta que quer então arrancar com isso?

Estava a ver que não perguntavas:

1. Vejam a nossa semana no Facebook e apostem em pratos simples, fáceis de confeccionar e pesar, mas que saibam bem;

2. É MUITO IMPORTANTE beber água, entre 1.5L e 2L ao dia, e não cortarem no sal. Não é preciso lamber o saleiro como se fossem emborcar uma tequila, é só não cortarem;

3. Não se esqueçam do azeite, do óleo de coco, da manteiga dos Açores, as gorduras boas são muuuito importantes nesta dieta, vejam os meus resumos do Fatsecret no Facebook e vão perceber que só isso mantém os racios decentes (não se esqueçam também de apontar os valores do azeite na app, pode mudar radicalmente os resultados);

4. NÃO fiquem muito abaixo do vosso numero de calorias diárias. Não ultrapassem, mas mantenham-se perto do limite, se ficarem muito abaixo vem a conversa do "ai não consegui fazer aquilo, estava sempre fraco e com fome, que coisa horrível" e depois dão mau nome a isto porque foram totós, hehehehe;

5. Tenham MUITO juízo no final (ou até durante a dieta), QUANDO SE PERDE MUITO RÁPIDO, TAMBÉM SE GANHA MUITO RÁPIDO!!! Voltem gradualmente à Paleo regular, sem grandes exageros, nas porções e nas frutas. Se não o tiverem feito ainda introduzam exercício e/ ou actividade física, mesmo que ligeiros vão sempre fazer a diferença. Mas este ponto vamos cobrir mais à frente num post posterior;

6. Por favor NÃO se atirem a este desafio se tiverem alguma doença crónica, ou se estiverem de momento doentes sem falar com um nutricionista de qualidade, não porque eu ache que vos possa fazer mal, mas porque é simplesmente senso comum, assim como também é senso comum não o fazerem se estiverem grávidas ;)

7. Não desmoralizem, pensem nos vossos objectivos e lembrem-se de que isto é temporário, um sacrifício momentâneo, mas que depois é um enorme boost de confiança continuar na Paleo já com uns valentes quilos a menos;

8. Leiam os posts anteriores!!! Eu sei que parece redundante, mas já me aconteceu taaaaaaaaaanta vez fazerem perguntas que já foram respondidas que é melhor relembrar esta parte, hehehehe! Estão nos links ROUND 01  e ROUND 02.

E pronto, acho que para já têm todas as armas para seguirem em frente com  a "Dieta da Filipa", melhor que isto só se for ai a vossa casa cozinhar e por-vos a papinha na boca (pensem nisso, é negociável, só têm de pagar o suficiente para abandonar a arquitectura).
É mais fácil do que parece, o mais difícil é começar (como em tudo), a partir daí é sempre a andar! Espero ver aqui nos comentários ou no Facebook os vossos resultados, qualquer dúvida já sabem... não tenho nada a ver com isso, perguntem à Filipa :P


8 comentários:

A Hortelã disse...

Bom dia, devo dizer que vocês sao uma inspiraçao para mim. Inicialmente comecei com 60,400kg na mesma altura em que começaram e tambem perdi 2,400kg agora estou com 58kg inicialmente tambem pesei tudo agora é a olho mesmo! Oh pah gosto tanto de vocês, ainda faltam 3kg para chegar aos 55 mas pelo andar da carroça nao estou longe! Beijinho grande! :))

MarisaBorges disse...

Bom dia, fiz tudo direitinho, tal como vocês, tenho-vos seguido no facebook...
Acrescentei exercicio fisico durante a semana fiz duas vezes corrida/caminhada 30m, no domingo fiz uma caminhada de 8km, e tudo isto com um frio que até dói, trabalho das 9h ás 20h e depois tenho dois filhotes para aviar ;) tenho que fazer essa corrida às 7h da matina e aqui por terras transmontanas está um briol.....
Resultados na balança, uiuiuiui acho que vou ter que trocá-la pois ela não é minha amiga ou então congelou, vou experimentar colocá-la junto à lareira para ver se descongela kkkkkkkk
pois nem 1kg foi à vida....
se fiz batotice? Não, nem um docinho, quer dizer comi chocolate preto 80% cacau, mas a tablet de 150g durou 10 dias... por isso até nisso me portei bem... há aqui qualquer coisa que me está a falhar, mas não, eu não desisto, porque sinto-me muito melhor, com mais energia. Também é verdade que fico um pouco triste não ter perdido peso como vocês... mas pelo menos libertei-me dos açúcares que eram um vivio para mim

Sem Aditivos disse...

Que bom Hortelã :D
É sempre bom ouvir (ou ler vá) essas noticias!!! Bora, bora que chegamos lá ;)

Sem Aditivos disse...

Olá Marisa,

É esse o espirito! Para a frente é que é caminho ;)
Fizeste bem as contas? Tens pesado tudo como deve ser e ficas dentro das calorias diárias/ racios de proteína, gordura e hidratos? Tens contabilizado o azeite na aplicação? Aqui o mais importante é o défice calórico, senão dificilmente resulta!
Nesta dieta não é permitido sequer o chocolate preto (a não ser que seja 99%, senão inibe a cetose), mas não acredito que seja por isso que não estejas a perder!!! No entanto também é preciso ver que cada organismo é diferente e existem casos de pessoas que se dão mal em restrição de hidrato de carbono (dos bons é claro, como a batata doce, ou a mandioca)!

Anónimo disse...

Bom dia, estou a adorar este novo estilo de vida, no entanto ainda estou muito no inicio..gostaria de saber seguindo este plano posso fazer JI
Obrigada

Purple Light disse...

Olá!
Porque é que o sal é tão importante?

Anónimo disse...

Olá! Uma adolescente de 16 anos podes fazer este tipo de dieta/alimentação sem prejuízos para o seu desempenho escolar e desenvolvimento físico?

Vinicius Ferreira disse...

Não consigo retirar os pães de minhas dietas, sou completamente apaixonado por pães. É possível uma dieta apenas de carboidratos?

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.