12/12/16

"A DIETA DA FILIPA" - ROUND 01


Pois é gente boa, o prometido é devido por isso vamos lá arrancar com a preparação para o desafioz1q (o meu filho acabou de mandar uma mãozada no teclado e achou que "desafio" fica muito melhor assim, quem sou eu para questionar) de ano novo que vos lancei no post "I'M BACK...". O Natal está aí à porta e já sabemos a espécie de armagedão apocalíptico frito e enrabazado em açúcar que a quadra representa para a dieta. Toca a sacar da pá metafórica que está na hora de começar a cavar trincheiras e preparar o contra-ataque...

Ora bem, antes demais eu não considero que isto seja uma dieta, a palavra correcta será regime. Já falei nisto noutros posts, a palavra dieta tem uma má reputação. Uma dieta representa aquilo que comemos no nosso dia a dia, aquilo que é a nosso normalidade, a Paleo, por exemplo, é uma dieta.
Um regime é algo que fazemos durante um espaço de tempo determinado com um objectivo especifico e que não sendo a normalidade, é geralmente BEM MENOS agradável... depois não se venham queixar de falta de aviso!

Mas vamos lá. Eu apelidei o regime como "a dieta da Filipa" por uma questão de simplicidade, porque a Filipa, embora seja uma moçoila brilhante (eu acho que ela nunca lê os meus posts, mas nunca fiando), não inventou nada disto, limitou-se a juntar uma série de princípios e fazer um cocktail explosivo com elas. Ela baseou-se em três princípios base, vamos analisa-los do menos ao mais importante para o sucesso desta empreitada:

A Dieta Cetogénica: Este palavrão já conheciam por alto de alguns dos meus posts e eu cheguei a pô-la em pratica algumas vezes. Consiste em reduzir drasticamente os hidratos de carbono, maus e bons, ao ponto de não comer fruta nem tubérculos (nope, nem batata doce) e limitar inclusive alguns vegetais mais ricos neles. Basicamente os acompanhamentos são quase sempre saladas (em grande quantidade) e a uma das refeições alguns vegetais. O combustível principal? Adivinharam, gorduras boas e proteínas. A teoria é que o nosso organismo passa a usar corpos cetónicos como energia em vez dos hidratos, o que de um modo muito simplista significa obrigar o nosso corpo a atacar mais rapidamente a nossa reserva de gordura em vez da energia consumida no imediato. Há quem faça esta dieta no dia a dia (costuma ser recomendada por nutricionistas funcionais a pacientes com doenças mais complicadas, já que supostamente reduz drasticamente a inflamação), mas como vocês sabem, eu não gosto de exageros, por isso, salvo em casos seguidos por profissionais, não costumo recomendar por períodos superiores a 2 ou 3 semanas.

O Jejum Intermitente: Outra prática comum na comunidade Paleo, devo confessar que demorei imeeeenso tempo sequer a experimentar isto. A razão principal é que costumo acordar (ou costumava, vá) com a fome de um animal de quinta sonâmbulo que passou a noite a arar 4 hectares de terra numa crise de sonambulismo! Querem convencer-me que fico bem bem sem comer até ao almoço??? Pois... parece que afinal consigo!
De inicio custa um pouco a criar o hábito, mas hoje em dia, 80% das vezes o meu pequeno-almoço é uma chávena de café simples! Há quem beba um turbinado, mas dizem as autoridades na matéria que isso é batota, já que os níveis de gordura desse cavalheiro são quase equivalentes a uma pequena refeição, o que acaba por não combinar com a palavra jejum ;)
A teoria é que esta prática faz um reboot diário ao organismo, uma espécie de limpeza, mas em boa verdade parece-me que o "truque" do jejum intermitente é mais básico. O importante aqui é que ao almoço (neste caso a primeira refeição do dia, que neste esquema passou a ser mais cedo para mim, entre as 12:30 e as 13:00) não se coma A DOBRAR, o que nos leva ao ponto seguinte, simultaneamente o mais importante e mais polémico para mim...

A Restrição Calórica: Pois é, depois de anos a dizer-vos para não contarem calorias (como podem ver AQUI), heis senão quando cá estamos a falar precisamente nisso!!! ATENÇÃO, continuo a manter que não é necessário fazê-lo e que com a Paleo regular e alguma paciência podemos atingir óptimos resultados e de um modo mais natural, mas não é de isso que estamos aqui a falar hoje. Hoje falamos de um regime de acção rápida que embora seja sustentado em alimentos naturais, pouco tem de natural.
Ora bem, do que é que estamos aqui a falar? Da boa velha teoria das calorias que entram versus calorias que saem claro está. E como é que conseguimos controlar isso? Do modo menos natural possível, uma balança de alimentos e uma uma aplicação para o telemóvel, o Fatsecret. Eu próprio ainda não experimentei a dieta, mas diz-me a Filipa que não é assim tão mau, já que ao fim da primeira semana já não precisamos da balança porque facilmente calculamos "a olho"!
A teoria aqui é simples! Calcular a quantidade de calorias diárias que necessitamos para a nossa idade, peso, altura e sexo (vou explicar tudo isto num próximo post), perceber quanto peso queremos perder e garantir que não ultrapassamos esse valor. Esta parece bem difícil não é? Pois... é um bocado :-/

Chegamos então há altura, em que depois de vos aumentar drasticamente os níveis de ansiedade, vou canalizar a Filipa e descansar-vos com o que ela me disse em relação aos pontos que me pareceram a mim mais complicados (digamos que a ela os apelidei de impossíveis, ao que ela respondeu "não sejas parvo" e acabaram por ficar só complicados):

- É certo que vamos estar em restrição calórica, mas ela garante-me que se os cálculos estiverem bem feitos e estivermos a comer gordura boa suficiente só vamos sentir alguma fome numa fase inicial;

- O cardápio, embora mais limitado, continua a ser Paleo, o que significa que comer vai continuar a ser um prazer, com refogados e especiarias suficientes e não aquela sandes de cartão prensado polvilhada com fome de cão típica das dietas dos anos 90;

- Isto é um regime tem-po-rá-rio! Só temos "sobreviver" a 2 ou 3 semanas dele e depois, se quisermos perder mais, fazemos períodos de uma semana de Paleo regular e repete-se o esquema. Senão entramos em "manutenção" e é Paleo regular daí para frente... HAPPY DAYS :D

Ufa, acho que por hoje é tudo! Não percam os próximos posts, em que vamos falar do "equipamento necessário" (a balança, como funcionar com a aplicação, etc.), a "preparação" para o desafio (que cuidados a ter e como nos preparamos física e psicologicamente, hehehe) e contamos ter também um plano de acção, acompanhado de um cardápio simples (que será mais ou menos o que faremos para nós) que possam copiar ou adaptar à vossa medida, continuem atentos ;)


9 comentários:

MarisaBorges disse...

Muito atenta...

Claudia disse...

estou colada e a precisar tanto. obrigada

D disse...

Super atenta!!
A contar com a vossa ajudar! Obrigado pela partilha :) VocÊs são os maiores :)

Josefina disse...

Estou à espera desse " milagre 😁"

Cláudia Bonito disse...

Fico à espera do próximo !! Já comecei o dia a rir com o teu post!! Muito bom!!

Patrícia disse...

Estamos juntos :)

Nokas disse...

E começa a mentalização :) Bora lá!

Antonio Duarte disse...

Ansioso por começar, pois estive perdido uns tempos e a vontade de comer ultrapassou o limite razoável. Parabéns pelo vosso Blog, que sigo atentamente há pelo menos um ano. Vamos nessa.

Arminda Lucena disse...

Muito boas as informações do post gostei muito estou em busca de material assim obrigada.

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.