Eu sei... a combinação de Lombinhos de Pescada com Esparguete parece quase tão apetecível como um bife com puré (que me lembro de ter obtido há anos a útil informação de que era o prato preferido da Luciana Abreu, AKA Floribela), mas em nossa defesa, o nosso "esparguete" não é bem esparguete, é courgete espiralizada, que acreditem, combina mesmo bem com uma pescadinha em molho de tomate...
Marinada:
- sumo de 1/2 limão
- 2 dentes de alho picados
- um pouco de gengibre ralado
- sal e pimenta a gosto
Ingredientes:
- 2 cebolas picadas
- 2 dentes de alhos picados
- 1 jindungo
- azeite
- 2 latas de tomate aos pedaços
- oregãos e manjericão secos
- 5 "miminhos" de pescada (daqueles congelados tipo iglo)
- 1 abacate aos cubos
- 1 courgete espiralizada tipo esparguete
- coentros frescos
- sal, pimenta e paprika
Preparação:
Ora bem, antes de tudo há que descongelar os lombinhos de pescada (a não ser que comprem frescos) e colocar em marinada. Basta esfregar o peixinho com os ingredientes da mesma e deixar um mínimo de 2 horas no frio (nós deixamos muitas vezes de um dia para outro).
Quando chegar a hora de "comer o o comer" é sacar da frigideira e começar o refogado com as cebolas, alho e jindungo. Deixar alourar, juntar o tomate e temperar com as ervas secas. Deixar engrossar o molho cerca de 5 minutos.
São nestes entrefolhos que podemos fazer o nosso "esparguete", que não é mais do que agarrar numa courgete lavada (eu nem me dou ao trabalho de a descascar) e espiralizar! Para esse fim podem usar um espiralizador (vejam AQUI) ou utilizar um descascador de cenoura e desfazer o pobre vegetal em ripinhas!!! Quando terminarem reservem para mais tarde.
Hora de juntar os lombinhos (se comprarem da Iglo chamam-se mesmo miminhos... parece que me estou a imaginar enroscado no sofá com 5 lombinhos de pescada... ou então não) cortada aos cubos pequenos, temperar com sal, pimenta e paprika e cozinhar mais 5 minutos ate o peixe estar cozido.
Por último adicionar o abacate, a courgete e os coentros envolvendo tudo. Cozinhar mais 2 minutos e já está.
Esta é para ti Luciana, vê lá se gostas e largas o puré (a não ser que seja de couve-flor) ;)
1 comentário:
olá,
Onde compraram o espiralizador?
obrigada
Cátia
Enviar um comentário