Hoje o post é sobre a frase preferida dos militantes da Paleo (ou qualquer outra dieta). Yep, até já eu usei este cliché, várias vezes até. É uma espécie de "Não és tu, sou eu" das dietas, ou aquela frase celebrizada por essa instituição da televisão mundial... o Big Brother "Tens de ser tu próprio". O que acontece é que, de certa maneira, acaba por ser verdade!!! Vamos lá falar um bocado sobre isso...
Antes de mais vamos ilibar de todos os crimes a palavra "dieta". Andamos a usá-la tão mal que ela já tem uma conotação tipo "padrasto" ou "madrasta", faz logo lembrar a bruxa má da Disney!!!
O que nós abominamos são os "regimes alimentares", esses sim são protocolos rígidos, aplicados por um tempo determinado e com um objectivo especifico. A nossa dieta é o que comemos naturalmente no nosso dia-a-dia, daí a "Dieta Mediterrânea", que representa o que o cidadão Mediterrâneo médio come habitualmente. Assim sendo a Paleo é uma dieta? É pois!!! Não devemos é encará-la como um regime alimentar!!! Daí optarmos pelo subterfúgio do "estilo de vida" para fugir ao papão da palavra demoníaca dieta (não a digam em voz alta ou Belzebu em pessoa sobe dos infernos para vos enfiar umas litradas de Cerelac pela garganta abaixo).
Ora então porque é que não a devemos encarar como um regime alimentar? Porque estes só devem ser utilizados para ultrapassar problemas de saúde ou cumprir objectivos específicos... e meus amigos/as... A OBESIDADE NÃO É UMA DOENÇA!!! Por mais que os "Americas" nos queiram convencer disso!
Existem obviamente algumas complicações de saúde que podem originar obesidade e essas situações merecem toda a nossa compreensão e apoio, mas não me lixem... uns bons 80% (estou a atirar o numero ao ar) são casos de "bolachite aguda", vocês sabem que eu tenho razão ;)
Agora, querem ficar iguais ao Hugh Jackman no Wolverine? Regime convosco. Têm uma doença auto-imune grave? Então é aconselhável seguir um regime (o Protocolo Auto-imune Paleo por exemplo, uma versão mais restrita que hei-de abordar num outro post) e preferencialmente devem ser acompanhados por um bom nutricionista!!!
Qual é o problema dos regimes a longo prazo? Como envolvem imensas restrições alimentares, horários muito específicos de alimentação, controlo e pesagem de porções e preferencialmente análise de nutrientes por alimento, tornam-se altamente complicados de seguir mais do que um par de meses. É impossível? Claro que não, há muita gente que o consegue e com excelentes resultados, mas é extremamente difícil para o comum dos mortais... nos quais este vosso criado se inclui, entre trabalho e preguiça não há pachorra :P
E agora dizem vocês, "Mas Paleo também tem restrições alimentares, porque é que não é um regime?". Por uma razão muito simples que eu vou gritar (escrevendo em CAPS LOCK) de maneira a que fique bem gravada nas vossas retinas... PORQUE DEIXAR DE COMER VENENOS COMO AÇÚCARES E PRODUTOS PROCESSADOS NÃO É UMA RESTRIÇÃO, É UM CUIDADO BÁSICO DE SAÚDE. Pronto, já está :)
Repararam que deixei os cereais e óleos vegetais de fora. Não se enganem, também os acho um veneno, mas existem algumas excepções (a aveia salta-me à memória, por exemplo). Para além disso há uma carrada de dietas que os aconselham e longe de mim comprar (ainda mais) guerras com eles, hehehehehe!!! Aqui não entram de certeza.
Agora, sou capaz de apostar que muito dificilmente apareça um estudo (sério e que não seja patrocinado pela Coca-Cola) que venha dizer que açúcar às colheradas e Bolicaus fazem imenso bem ao nosso sistema imunitário.
A Paleo é uma dieta (ou estilo de vida, lá está) porque se podem cozinhar verdadeiros pitéus dentro das suas "restrições" (modéstia à parte, basta circular pela nossa listagem de RECEITAS), não é preciso pesar os alimentos, ou contar calorias, nem sequer tem grandes indicações de horários de alimentação!!! Come-se a quantidade que se quiser, desde que dentro das "regras", quando se tem fome e SEMPRE sem passar fome e podem-se fazer refogados à vontade!!! O que é se pode querer mais???
Pronto, às vezes dá vontade de fazer aquele disparate e se não os fizermos damos em doidos... aqui já é o Sem Aditivos a falar e não os Gurus da Paleo... escolham um dia da semana e comam aquela pratada de Sushi, ou aquela Pizza, ou aquela barra de Mars, fumem aquele cigarro, bebam aquele Gin... só não façam disso a regra! Até porque afinal... "Temos de ser nós próprios" :P
PS: Se caíram de paraquedas neste post e não fazem puto de ideia que raio de dieta é esta saltem para o nosso post de INTRODUÇÃO e boa sorte ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário