Já podem parar as "borboletas na barriga", a reportagem correu bem... e ficou bem :D
Já saiu na edição de hoje do Público em papel, mas podem ver o artigo online COMER COMO UM HOMEM DAS CAVERNAS (basta clicarem no link ou na foto em cima) e como bónus, apreciar um pequeno video deste vosso amigo a cozinhar e a mandar uns ovos com bacon com a sua cara metade, enquanto balbucia uns disparates em voz-off :P
Há que extender um enorme agradecimento à Alexandra Prado Coelho, autora do artigo e à Sibila Lind, responsável pela imagem, som e edição do video (como é que saiu tão bem depois da minha prestação miserável ainda estou para perceber, hehehehe), ambas foram extremamente simpáticas e compreensíveis com o nosso nervosismo, muito obrigado pela oportunidade.
Por ultimo (mas MUITO definitivamente não em ultimo), resta-me agradecer ao GRANDE Luís Alvoeiro, amigo e colaborador ocasional nas receitas do Blog. Se não fosse ele a "passar" o nosso nome nada disto tinha acontecido, thanks bro, ÉS O MAIOR ;)
8 comentários:
Viva o nosso mestre!! Parabéns mais que merecidos aos dois :)
Muito bem gostei muito do vídeo mais do que o artigo que me parece ter sido um pouco “maquilhado” como as dietas convencionais! Embora tenha a percepção que não foi culpa do Jorge mas sim da imprensa sensacionalista a querer dar sempre o seu toque de embelezamento, mas que a meu ver não traduz a realidade da Nossa dieta (Nossa sim com letra maiúscula, porque foi assim que a humanidade evolui)!
Ora vejamos estes pontos:
1º Ponto
“Mas as ideias-base desta dieta podem ser resumidas assim: “1) Pode consumir todas as carnes magras, peixe e marisco que quiser;” – Carnes magras, e as gordas? Lá está a fobia á gordura tão patente noutras dietas!! Isto é paleo não há carne magra ou gorda, há carne!!! Que me digam para se dar preferência a carne de criada no pasto, ai sim concordo.
2º ponto que me deixou boquiaberto foi este e custa-me até acreditar, mas confesso que ainda não li o livro do Dr. Cordain por isso dou o beneficio da duvida, então nas sugestão de um paleochef leio isto:
“… almoço: sopa picante de tomate, abacates recheados com camarão, melancia, refrigerante gaseificado light” – repito, refrigerante gaseificado light. O quê?? Eu li isto? Além de refrigerante que por si só é abolido e abominado na dieta e vai contra todos os princípios ainda por cima light com todos os processos químicos inerentes que se conhecem? Definitivamente isto é tudo menos paleo!!!
3º Ponto
“Não será fácil encontrar búfalo em Portugal, mas no livro Cordain indica uma série de lojas especializadas em carnes exóticas nos EUA. Basta, no entanto, escolher carnes magras de animais mais vulgares para se poder seguir esta dieta.” – de novo a fobia á carne gorda e este enfase á carne exótica parece dar o rotulo de dieta extravagante e se á coisa que a paleo é e deve ser considerada é pela sua simplicidade.
Bem mas pelo menos é um principio e um pequeno reconhecimento, mas muito haveria para dizer, mas fica a ideia a quem interessar e com certeza que vai aprofundar o assunto e perceber que realmente funciona e os princípios são correctos!
Hahahahaha!!! Muito bom Carolina... "Eu sou mestre da culinária e sei enfeitar a travessa..." (pequena homenagem ao grande Quim Barreiros)
Obrigado António,
É verdade que podia estar melhor nalgumas coisas, mas muito sinceramente surpreendeu-me pela positiva :)
A gordura é natural que haja um receio inicial, mas até eu digo no Conceito de Nutrição do Blog que se a carne não for biológica (ou picanha e porco preto) é conveniente apostar em carne de vaca magra, carnes brancas e evitar o porco (os antibióticos alojam-se na gordura e os piores malefícios de serem alentados a cereais também). Abro excepção ao bacon porque É BOOOOOM :P
Os refrigerantes são uma autêntica estupidez que até acredito que tenha saído da cabeça do Cordain (por isso é que prefiro o Robb Wolf e o Mark Sisson). A malta das dietas Low Carb americanas gostam muito de incluir um "treat" diário e como adoram sodas, toma com um refrigerante light!!! Prefiro de longe o estrago ocasional ao fim de semana do que andar a bombar esse veneno diariamente!
Para finalizar, o artigo baseia-se na tradução do livro que vem com receitas... Americanas!!! Como não estão adaptadas à nossa realidade esta dieta realmente parece coisa de rico... mas é para isso que cá está o Sem Aditivos, receitas PaleoTugas, hehehehe ;)
Dieta vegan? ahahaha
Hahahahaha! Decoro "Anónimo"... DECORO :P
Quero dar os meus parabéns pela exposição a que te submeteste em nome da divulgação da Paleo e dos benefícios que este tipo de estilo alimentar e de vida traz a muita gente (poderia ser a toda, se todos o implementassem o que, infelizmente para eles, não acontece). Sim, o artigo enquanto artigo não está genial e a culpa não é tua. No entanto, os princípios mais importantes estão lá (ainda que a parte das carnes magras esteja sobrevalorizada, mas acho que se percebe na medida em que o indivíduo comum não consegue comer sempre biológico e orgânico e, nesse caso, é preferível optar por carnes e cortes magros) e este é o princípio para se divulgar. O meu pai lê o Público, único jornal que compra no dia a dia, e mais facilmente vai ler lá informação sobre o que é a Paleo do que aquela que eu imprimo ou lhe tento ler. Acho que foi um primeiro grande passo e tu contribuíste para isso enquanto entrevistado e exemplo de sucesso. Muitos Parabéns!
Obrigado Inês, elogios sabem sempre bem :P
A parte das carnes magras é uma "mania" que o Cordain adoptou nos últimos anos com medo do "backlash", mas que agora, com a liberalização da gordura, já está a voltar atrás, mas como isto é uma tradução do ultimo livro já vem desactualizada :-/
Mas sim, resume-se ao que referiste, bio é 100% seguro, senão optamos pelas carnes mais magras ;)
Beijinho!
Enviar um comentário