26/10/14

MITOS E LENDAS - "NÃO PRECISO DE TREINAR PORQUE CORRO MUITO"


Uuuuiiii, o que eu gosto deste "Mito/ Lenda"!!! Claro então, andar ou correr é uma actividade física super completa!!! Para que é que havemos de fazer mais alguma coisa??? Ai, ai, ai... continuem a ler... 

Este vem na esteira de outro "Mitos e Lendas" que publiquei há uns tempos sobre a importância de se fazer musculação, podem consultar AQUI.

Ora bem, eu sei que isto pode chatear muita malta porque hoje em dia a corrida é quase uma actividade religiosa, mas deixem-me começar por vos dizer que, ponto nº.1  também já fui "corredor" e ponto nº.2, eu até corro de vez em quando (estou aliás a planear fazer outro nightrun). O meu problema é SÓ correr, ou correr como actividade desportiva principal!!!

Vou desde já retirar deste grupo os atletas de competição, estou aqui a falar de amadores e entusiastas, como eu.
Se vocês não têm nenhuma actividade física que se apresente, se me disserem que vão começara a andar 1 ou 2 horas ao dia, é óbvio que isso são boas noticias, vamos a isso!!! Mas chega? Claro que não. É um bom começo... para os primeiros 15 dias. "Aaaahhh, mas eu tenho 70 e poucos anos e as minhas cruzes e os meus bicos de papagaio", as cruzes e os bicos de papagaio vão melhorar consideravelmente com exercícios mais completos. Está cada vez mais comprovado que as pessoas idosas beneficiam imenso de serem fisicamente activas e que inclusive revertem alguns problemas de saúde graves com isso, por isso podem começar com coisas simples, mas não tenham receio de fazer umas flexões que elas não são só para malta nova.

Temos também o pessoal que já teve excesso de peso, começou a fazer umas corridinhas, emagreceu consideravelmente e agora está viciado. Corre todos os dias 1 ou 2h, tem calças xpto que cortam o vento, vai a todas as maratonas (meia-maratona, "colorun", 100m de pé-cochinho, o que for) e inclusive tem até um bocadinho medo de falhar uma corrida não vão voltar umas gramas à balança. Não estou aqui a achincalhar ninguém... estou a falar de mim!!! Isto aconteceu-me.
O que é que vai acontecer se se ficarem só por aí? Vão começar a consumir massa muscular e a ficar magrinhos, magrinhos. Já atentaram bem aos corpos dos atletas de maratona?

Agora vamos lá ver uma coisa, o que é que me dá mais jeito no dia a dia? Mobilidade suficiente para levantar, carregar, puxar e empurrar coisas, transpor obstáculos, executar tarefas sem que haja um torcicolo à espreita, ou... correr muuuuuuuito durante muuuuuuito tempo? Bem, assim de repente não me lembro de nenhum instante no meu dia a dia em que tenha de correr mais de 15 minutos seguidos e mesmo isso é raro!
E em termos de qualidade do exercício? Quantos grupos musculares estou a trabalhar enquanto corro? Por acaso ainda são uns quantos, mas vamos estar obviamente mais focados no grupo inferior, muito aquém que um bom velho treininho completo para todo o corpo pode fazer por nós!!! E umas flexões, agachamentos e elevações? São a base para fazermos coisas tão simples como levantar caixas, pegar alguém ao colo, arrastar aquele móvel mais chato ou trocar a bilha de gás.

Correr em resistência encaixa-se naquilo que a malta gosta de chamar "cardio". "Cardio" são supostamente exercícios para "queimar", mas que na realidade servem fundamentalmente para melhorar a nossa capacidade cardio-respiratória sob esforço, isso significa que até um bom treino intervalado é "cardio" (quem já experimentou o nosso treino do PLANO 30 DIAS sabe do que estou a falar, hehehehe). 
Ora, eu não estou a dizer que isto não é importante, mas digo com toda a minha convicção que é secundário. É muito mais proveitoso fazer 3 ou 4 treinos para todo o corpo 2 ou 3 vezes por semana e o tal "cardio" 1 ou 2 vezes (no máximo, vá) que o contrário. Se gostarem mesmo de correr... corram!!! Mas poupem as vossas articulações e façam-no por prazer, 20 minutos de vez em quando, de resto prefiram dar um pulo ao ginásio ou ponham o corpinho a mexer em em casa, podem sempre começar por AQUI ;)

PS: Sei que já usei uma imagem do RUN FORREST, RUN no blog uma vez... mas gosto tanto :P

Sem comentários:

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.