20/08/15

"OS GORDOS ENOJAM-ME"... CALMA, NÃO SOU EU A DIZER!!!

Um tipo está fora 15 dias e depois tem de se pôr ao corrente das actualidades, uma das quais foi este vídeo supostamente polémico feito por um John Burk muito chateado (o senhor é treinador de qualquer ramo das forças armadas "lá deles") do qual a internet resolveu retirar apenas a frase "As pessoas obesas enojam-me" (porque seria obviamente a frase que traria mais visualizações)!!! Vejam o vídeo e continuem a ler...

Ora bem, primeiro que tudo estou 100% de acordo com este senhor e nem sequer acuso o tom exaltado. Embora não me esteja no sangue perder a calma, a verdade é que compreendo perfeitamente a frustração. Perder peso e ser saudável é tão mais fácil do que aquilo que se pensa que quando ouço determinadas desculpas, só me apetece realmente esbofetear gente... repetidamente... com uma pá.
O ponto fulcral que este cavalheiro toca é que não é uma questão de respeito, não é uma questão de aceitar as pessoas pelo que elas são, ou porque ser gordo é sinónimo de ser feio (acredito que para muita gente gordura seja realmente formosura), é uma questão de saúde e exemplo para os mais novos.
Ser obeso não é saudável e dizer aos nossos filhos "faz o que eu digo, não faças o que eu faço" não me parece uma estratégia saudável ou eficaz de educação. Se queremos que as próximas gerações sejam saudáveis e activas então temos de deixar de ser preguiçosos e dar o exemplo e isso não custa assim tanto!!!

Não precisamos de ser todos capas de revista, mas todos podemos fazer escolhas melhores no que toca ao que comemos, mesmo que não se cozinhe em casa e não me lixem, salvo MUITO raras excepções todos temos tempo para 10 ou 15 minutos de exercício 3 vezes por semana, a fazer SEJA O QUE FOR!!! Umas flexões, umas caminhadas, umas corridas, umas brincadeiras mais enérgicas com os miúdos, qualquer coisa.
Portanto quando o John Burk diz que os obesos o enojam eu usaria outro tipo de frase... a obesidade enoja-me. Não é a pessoa em si ou o seu aspecto, é saber os problemas que a condição acarreta e a falta de vontade (e às vezes conhecimento) para resolver o problema, porque acreditem, salvo raríssimos casos de doença crónica, estamos efectivamente a falar de um problema motivacional. Um problema que normalmente é uma pescadinha de rabo na boca, ficas doente porque és obeso e tomas comprimidos para a doença que te fazem engordar, ou ficas deprimido porque és obeso e comes "trampa "porque estás deprimido.

É preciso parar para pensar, pesar as vantagens e desvantagens e decidir o que é que a longo prazo nos vai dar mais prazer ou que nos vai sentir melhor! Será arrasar um pacote de bolachas todas as noites ou sentir orgulho de cada vez que olhamos ao espelho? Será arrumar uma pizza com Coca-Cola ao jantar, ou não tomar comprimidos? Será perder 15 minutos de sofá a ver tv (cuidado que só ver o Biggest Looser não emagrece), ou não nos saltarem os pulmões cá para fora por subir 2 lanços de escada? Pois é, não se pode ter tudo.
O que não quer dizer que não se faça o disparate ocasional (é essa a distinção importante a passar às gerações seguintes acho eu, a diferença entre comportamentos habituais ou disparates/ prazeres ocasionais).

Termino assim com uma história que é para mim a única desculpa plausível para se ser conscientemente obeso. Conheci uma vez um cavalheiro de dimensões generosamente rotundas e quando o tentei "evangelizar" ele disse-me o seguinte, "Oh pá, deixa-te de tretas, eu sou mais feliz assim que a comer saladas e prefiro 20 anos de boa vida do que 40 de tortura. Eu sei que sou gordo e que isto não me faz bem, mas sou feliz, nunca tive problemas com gajas (palavras dele e não minhas) e não chateio ninguém, por isso deixa-me em paz e faz-me outro Gin" e eu fiz e prometi que nunca mais o chateava... se ele fizer uma vasectomia, senão, no dia em que decida ter filhos, aí vai ter de me ouvir ;)

Quanto ao video que inspirou este post, a única coisa que me chocou foi ter sido filmado na vertical, encaixava muito melhor no blog se fosse na horizontal :P

2 comentários:

António disse...

Top!

Amanda Luz disse...

Muito bom os posts, tenho visto vários, pois estou fazendo muitas pesquisas sobre alimentação saudável para um projeto e pesquisando no google, encontrei você. Você é muito "hilário" como se diz aqui no Brasil, engraçado :). Um forte abraço e sucesso, 'ora pois".

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.