17/05/15

CAFÉ TURBINADO... SEM TURBINA!!!



Já ouviram falar do café turbinado Paleo? Quase de certeza que sim. Basicamente é uma bomba de gordura que supostamente substitui o pequeno-almoço (visto ser energia concentrada). Nestas ultimas semanas tenho andado a experimentar tomar isto ao pequeno-almoço por uma questão de praticidade. Ou seja, quando há tempo continuo a comer os meus ovos com bacon e/ ou abacate, quando há menos (quase sempre), chuta um café turbinado que nem demora 1 minuto a fazer. É só ver o video e ler em baixo...

Porque é que lhe chamo turbinado sem turbina? Porque há malta que compra umas mini-turbinas para mexer tudo, mas eu mexo à mão (um dia destes compro, diz que é barato no IKEA). Relativamente ao café, eu uso cápsulas da Delta, mas aqui usem o que quiserem (Nespresso, Dolce Gusto, marca Continente, tanto faz), desde que não haja mais nada nos ingredientes senão café. Se usarem café biológico força, também pode ser de cafeteira, só não me lixem com os solúveis que levam cevada e o camandro, isso não é café ;)

Ingredientes (1 chávena):

- 1 cápsula de café (ou uma chávena de café feito de outro modo)
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 1 colher de sopa de manteiga dos Açores (ou qualquer manteiga de vacas de pasto)

Preparação:

Agora é só seguir o video acima!!! Tirem ou preparem uma chávena de café, tem de estar quente para derreter o óleo e a manteiga. NADA de açúcares ou adoçantes (mesmo stevias e afins), quanto menos dessas trampas mais depressa se habituam ao gosto natural do café. 
Eu gosto de começar a mexer enquanto o café ainda está a sair, mas isso é convosco. mexam bem e bota abaixo ;)

Retira totalmente a fome até ao almoço? Não, não é igual a um prato de comida. Mas curiosamente fico com muito menos fome do que esperava e os níveis de energia não descem (e essa é a parte importante). Não pode é haver medo e andar com colherzinhas de sobremesa, aí vão-se abaixo das canetas que é um instante :P

34 comentários:

Francisco disse...

Isso com um mexe-mexe é outra coisa, pah! :)

Anónimo disse...

Mas isso ajuda mesmo a emagrecer? Com tanta gordura? E tem de ser ao pequeno-almoço? Porque no meu caso precisava de algo que me desse a sensação de não ter fome a partir do meio da tarde. Até ao almoço controlo-me muito bem!

Sem Aditivos disse...

Caro/a "Anónimo", dá uma olhada ao nosso post sobre introdução à dieta Paleo. Esta dieta baseia-se no consumo de gordura ;)

http://www.semaditivos.com/2015/02/re-introducao-dieta-paleo.html

Unknown disse...

Bom dia,


Costumo usar um café liofilizado 100% solúvel e sem informação nutricional. Contém pequenos grãos de café.

É seguro ou devo mudar para outro ?


Cumprimentos,

Vítor Ferreira

Sem Aditivos disse...

Não Vítor, podes continuar ;)
Eu no post estava a "dar pancada" naquelas misturas de cevada, ou os "Nescafés" que vêm cheios trampa :)

Anónimo disse...

Eu considero-me um apreciador de café que não suporto beber café nem com açúcar nem qualquer tipo de adoçante mas um café com manteiga e óleo de coco deve saber a tudo menos café, e deve ser um sabor muito desagradável.

Sem Aditivos disse...

Bom dia "Anónimo",

Por acaso não, a mim até me sabe bastante bem! O facto de seres apreciador de café não invalida que não o possas apreciar assim também. Por acaso tenho vários amigos produtores e apreciadores de vinhos... o que não quer dizer que não apreciem uma boa sangria de vez em quando ;)
Claro que não estou a dizer que faças um turbinado com um café de topo, mas ninguém faz sangria com Barca Velha :D

Clo disse...

Olá! Se tomar um pequeno almoço destes à séria de que falas aqui (que é o que faço), posso beber na mesma um café turbinado com óleo de coco (manteiga falta-me a coragem, mesmo que seja das vaquinhas dos Açores...), ou já é demasiado? (o mesmo se aplica ao almoço...). É que mesmo que coma imenso às refeições, passado pouco tempo entro em modo "já comia qualquer coisinha"!Podia ser que me aguentasse com o café...:D
Obrigada! :)

Sem Aditivos disse...

Claro que sim Clo! Desde que se corte nos hidratos toda a gordura boa é bem vinda ;)

MSM disse...

e quem não bebe café? pode beber com cha?

Sem Aditivos disse...

Temos aqui uma versão ;)

http://www.semaditivos.com/2015/04/o-mitico-cha-turbinado.html

Unknown disse...

Bom dia. Posso usar óleo de coco de babaçu? Muito obrigada

Anónimo disse...

Só é aconselhável ao pequeno almoço? Eu treino todos os dias, às vezes, duas vezes por dia, nos dias em que treino à noite posso por exemplo beber o café turbinado ao lanche? Obrigado

Sem Aditivos disse...

Podes beber quando quiseres, embora pela bomba de gordura que é eu ache sensato não passar de uma dose ao dia ;)

Unknown disse...

Bom dia. Tenho muita curiosidade em experimentar esse café, mas tenho uma dúvida. Tendo eu uma máquina de café Dolce Gusto, chega uma cápsula de café ou tenho de usar mais? É que tenho visto alguns videos e parece que metem sempre mais café do que temos apenas com uma cápsula. Obrigado! :)

Unknown disse...

Posso beber mais do que um turbinado por dia?
Ando a seguir a dieta( estilo de vida) paleo mas esta semana comecei crossfit e sinto que preciso de mais energia.será abuso beber um de manha visto que faço jejum intermitente e um antes do treino?
Obrigado desde já ��

Unknown disse...

Já vi a sua resposta a uma pergunta idêntica .obrigado 😊

Carla disse...

boa tarde. posso retirar a manteiga? ficar so o oleo de côcô?

Carla disse...

boa tarde. posso retirar a manteiga? ficar so o oleo de côcô?

Sem Aditivos disse...

Podes Carla, também o faço de vez em quando, mas não fica tão "turbinado" e a fome chega mais cedo ;)

Anónimo disse...

Quem tem colesterol alto pode tomar este turbinado?

Agradeço,desde ja,o esclarecimento.

Gabriela Bruno disse...

Também sou apreciadora de café, só café, sem açúcar ou outras porcarias e durante anos achei o cheiro e o sabor do côco intragáveis mas já não dispenso o meu turbinado. O sabor é até bastante agradável e a sensação de fome desaparece mesmo.

Unknown disse...

No caso do meu filho que tinha 150 kg e teve um tromboembolismo e retirou recentementea visicula , neste momento tem 142 kg com dieta normal e treino , a minha pergunta e , pode comer e beber isso ?

Sem Aditivos disse...

Olá Cecilia, um tromboembolismo e a remoção da vesícula são situações graves que devem ser acompanhadas por um nutricionista de qualidade! Se me enviares um mail para 100@aditivos.com terei todo o gosto em encaminhar-te para um profissional de qualidade.

Rute silva disse...

Olá! Provavelmente a resposta é sim, mas preciso ter a certeza ��. Eu faço jejum de 16h, em que bebo apenas água e café (que segundo me disseram não quebra o jejum). A pergunta é: adicionando o óleo de coco quebro o jejum? Obrigada

Sem Aditivos disse...

A resposta é... sim, hehehehehe :D
O óleo de coco é extremamente calórico, por isso acaba por representar uma pequena refeição!

Unknown disse...

"trampa" no café? Nunca tinha ouvido

Sem Aditivos disse...

Claro que já Helena, só essa "trampa" é habitualmente denominada por "açúcar" ou "adoçante" :D

Mariana disse...

E para quem gosta de comer? Dieta e tal...eu nao ficaria feliz em so beber um café ao pequeno almoco...:( adianta alguma coisa beber cafe com oleo de côco?

Sem Aditivos disse...

O óleo de coco tem imensos benefícios Mariana, mas com um pequeno-almoço à mistura eu dispensaria a manteiga e colocava só uma colher de sobremesa de óleo de coco no café ;)

Anónimo disse...

As toneladas de carne vermelha que vocês comem têm muitos mais venenos que o café solúvel.. digo eu

Anónimo disse...

BOA TARDE
A SEMANA PASSADA A NATUROPATA DISSE-ME PARA FAZER CAFÉ TURBINADO/CHA DUAS OU TRES VEZES POR SEMANA.
A MINHA PERGUNTA.
NÃO GOSTO DE CAFÉ E NÃO POSSO BEBER PORQUE ME ACELERA OS BATIMENTOS CARDIACOS E PROVOCA-ME INSONIA, COMPREI CEVADA SOLUVEL, SERÁ QUE POSSO UTILIZAR COMO SE FOSSE CAFÉ.

OBRIGADA

Paula Nunes disse...

Olá, boa tarde!!!
Eu não consigo beber café...se beber café de manhã já não durmo à noite. Será que posso beber descafeinado? Fará o mesmo efeito?

Paula Nunes

Unknown disse...

Olá bom dia. Gordura de coco virgem tb pode ser utilizada nesta receita?

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.